evaporador

Páginas: 42 (10477 palavras) Publicado: 19 de junho de 2014
EVAPORAÇÃO

GENERALIDADES

O Vácuo
O múltiplo efeito e os cozedores duma açucareira funcionam sob vácuo, portanto é preciso estabelecer este vácuo.

Estabelecimento do vácuo

Por meio de uma bomba de ar, estabelece-se o vácuo num recipiente fechado denominado condensador, em comunicação com os aparelhos nos quais se deseja estabelecer o vácuo.

Uma bomba leva água fria a estecondensador, a qual assegura a condensação do vapor vindo dos cozedores ou do múltiplo efeito. O condensador está colocado a uma altura suficiente para que a água, após condensar o vapor, escorra por gravidade, juntamente com o vapor condensado. O condensador é um aparelho barométrico, prolongado na parte inferior por uma coluna barométrica que mergulha num tanque em comunicação com a atmosfera. Como ovácuo se aproxima a 10 a 20% do vácuo absoluto, e como o líquido deste processo é água ( e não o mercúrio ), a altura da coluna deve ser de cerca de 10m ( em vez de 0.76m):
0.76m * 13.6 = 10.33m

Quando não se possui água fria em quantidade suficiente, envia-se a água quente que sai da coluna a um sistema de esfriamento, donde, ao sair com uma temperatura mais baixa, é reconduzida ao condensadorcomo água fria, descrevendo assim um circuito fechado.





Sistemas de Vácuo
1.º Vácuo central

Consiste na centralização de toda a instalação em um único ponto. Neste caso, há apenas uma bomba de ar, uma bomba de água fria, uma água quente e um condensador para toda a açucareira.

Desvantagens

Quando se introduz o xarope em um dos cozedores e se começa a concentração, a evaporaçãoé muito forte, a evaporação e a condensação, de uma quantidade de vapor tão considerável, em comparação com as quantidades médias constituem para o vácuo central uma carga suplementar demasiadamente grande para que a instalação não sofra as consequências e às vezes o vácuo cai de 65 a 60 cm;

Qualquer aumento repentino do vácuo ou qualquer queda da pressão de vapor pode ocasionar uma formaçãosecundária de cristais pela diminuição da temperatura do cozedor (passagem repentina na zona lábil ou intermédia ).

Em certas circunstâncias, uma variação de 15 mm é suficiente para provocar cristal falso.

Vantagens

2.º Vácuo individual

Corresponde a instalação de vácuo para cada aparelho a ser ligado, uma para o múltiplo efeito e uma para cada cozedor e às vezes, a mesmainstalação serve dois ou mais aparelhos;


Desvantagens

A multiplicidade dos aparelhos (condensadores e bombas) leva a custos consideráveis;
Consumo de uma potência bem maior;
Consumo maior de água fria;


Vantagens

Evita a enorme tubulação de vácuo que liga o vácuo central ao múltiplo efeito e a todos os cozedores e que ocupa muito espaço;

Um defeito em uma destas instalações interrompeapenas o cozedor ao qual está ligada e, geralmente pode ser consertado sem parar toda a fábrica.

É preciso considerar o enorme rendimento oriundo da regulação individual do vácuo de cada cozedor sem prejudicar o funcionamento dos outros cozedores.

3.º Condensadores individuais e bomba de ar central

É possível instalar tantos condensadores com suas colunas quantos vácuos individuais sejamnecessários, ligando estes vários condensadores a uma mesma bomba de ar.
Neste caso quando se deseja regular o vácuo em cada um dos condensadores, é preciso:

Que a bomba de ar trabalhe com um vácuo superior ao vácuo maior desejado nos vários condensadores conectados.
Que estes vários condensadores sejam ligados a uma bomba por tubulações de ar com a secção necessária exacta.
Que, paracada uma destas tubulações, seja instalada uma válvula, cuja secção deve, preferivelmente, ser um pouco menor que a da tubulação e que servirá à regulação do vácuo do considerado. Para uma regulação de precisão e com maior estabilidade, pode-se até instalar em by-pass, em volta desta válvula auxiliar com secção ainda menor;
Neste caso, é prudente instalar uma válvula entre o tubo de ar dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • evaporadores
  • Evaporador
  • Evaporador
  • evaporadores
  • evaporadores
  • Evaporadores
  • Evaporadores
  • Evaporador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!