Evaporação

Páginas: 7 (1556 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA II




ANTONIA GESSIKA OLIVEIRA DANTAS
EDLAYNE CARLA FERREIRA XAVIER
FRANCISCO MARCELO OLIVEIRA FERNANDES
KELLY DA SILVA BARBOSA
NAYARA TEIXEIRA FERNANDES




EVAPORAÇÃO











MOSSORÓ-RN
2013UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA II




ANTONIA GESSIKA OLIVEIRA DANTAS
EDLAYNE CARLA FERREIRA XAVIER
FRANCISCO MARCELO OLIVEIRA FERNANDES
KELLY DA SILVA BARBOSA
NAYARA TEIXEIRA FERNANDES






Relatório apresentado à profª Shirlle Kátia da SilvaNunes para compor a nota referente à terceira avaliação da disciplina de Laboratório de Engenharia Química II, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA







MOSSORÓ-RN
2013
1. INTRODUÇÃO

A evaporação é a operação unitária que tem por objetivo a concentração de uma solução, pela retirada de solvente, fazendo a solução entrar em ebulição. A vaporização da água no equipamento sedá pelo contato entre ar e água, sendo o ar mais frio do que a água que é admitida, havendo assim a transferência de água da fase líquida para a fase gás, ocorrendo, portanto a umidificação do ar. Esta operação consiste, então, na remoção de um solvente, usualmente água, de uma solução contendo um soluto não volátil. O aquecimento é efetuado por um vapor condensante. Evaporadores são equipamentosde ampla utilização nas indústrias química e de alimentos.
A evaporação tem muitas aplicações industriais, por exemplo, a destilação da água do mar, para a recuperação da água potável. A principal vantagem do emprego de evaporadores nessas industriais está na redução do consumo de vapor, sendo o número ótimo de efeitos aquele que permita realizar a evaporação proposta, com um custo totalmínimo. Evaporadores são equipamentos de ampla utilização nas indústrias química e de alimentos.

2. OBJETIVO

O objetivo desta prática é a determinação do calor fornecido pela manta de aquecimento durante a concentração de uma solução de cloreto de sódio.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A evaporação consiste na remoção do solvente, geralmente a água, de uma solução contendo um soluto não volátil. Noevaporador há um fluido quente que recebe calor, entra em ebulição, gera vapor e se condensa, e outro fluido quente que fornece calor. Se esse fluido quente for vapor d’água saturado, e na maioria das aplicações é isto que ocorre, ele se condensará, saindo, então, liquido. O fornecimento de calor é indireto, isto é, a troca ocorre através de uma parede quase sempre metálica.
As aplicações doevaporador são:
Concentração de soluções aquosas: açúcar, cloreto de sódio, hidróxido de sódio, sucos de frutas concentrados, leite condensado, extrato de tomate,.
Evaporação da água para obter água livre de minerais (água destilada);
Evaporação da água do mar para obter água potável;
Cristalização é um processo de evaporação especial, onde após a concentração da solução resfria-se para obteros cristais que são separados no final do processo.
Os principais tipos de evaporadores são:


Convecção Natural são dotados de tubos curtos verticais dentro de um corpo de vapor, este dispositivo é chamado de Calandra.
Circulação Forçada consta de um trocador de calor com aquecimento indireto, onde o líquido circula em elevadas velocidades, devido à presença de bombas de fluxo axial.
Osmúltiplos efeitos onde dois ou mais conjugam, em série, dois ou mais evaporadores simples, numa mesma estrutura ou em estruturas separadas. Os sistemas utilizados são os mais diversos, podendo haver associação de descontínuo + convecção natural, convecção natural + serpentina rotativa, tubos longos + tubos longos (geralmente com película descendente de circulação forçada) e assim por diante....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evaporação
  • evaporacao
  • Evaporação
  • Evaporação
  • Evaporação
  • Evaporação
  • Evaporação
  • Evaporação e evapotranspiração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!