Evangelho Da Conveni Ncia

2133 palavras 9 páginas
inst it ut o gam alie l.co m

http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/evangelho -da-co nveniencia/teo lo gia

Evangelho da conveniência digg Def initivamente ser cristão virou moda e, mais que isso: a
Bíblia utilizada pela maioria f oi adaptada para satisf azer a realidade de cada um. Versículos são lidos pela metade e suprimidos do seu contexto; textos inteiros interpretados de acordo com a visão que interessa aos “poderosos”, deixando para trás a hermenêutica, o conjunto doutrinário ensinado pelo SENHOR JESUS e exigido como condição para a entrada no reino de
DEUS.
É comum ouvirmos, de f orma entusiasmada (como estratégia para acariciar o ego dos doentes do espírito), nos templos religiosos ou nas ruas, versículos bíblicos partidos, alijados de sua real signif icação e sentido.
Vejamos alguns dos mais conhecidos. “…Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus…”
(adap. de Romanos 8:1) é um dos mais lidos, se não estiver à f rente das citações mais irresponsáveis. Quem se atreveria dizer que a tal exclamação não seria verdade? Ou, uma verdade lida pela metade, excluída do seu real contexto.
O versículo, transcrito de f orma completa, reza: “PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Ora, o texto se inicia com o apóstolo Paulo colocando a conjunção PORTANT O, que signif ica “em vista disso”, “por consequência”. Ou seja, obriga-nos a conhecermos o que f oi dito anteriormente (exatamente o último versículo do capítulo 7). O apóstolo expressou a presença das duas naturezas opostas na vida de todo ser humano cristão: a natureza carnal, pecaminosa; e a natureza do entendimento, do querer, a espiritual. Em todo tempo, ele deixou claro a possibilidade de vir a praticar obras que o seu querer, o seu entendimento não gostariam de realizar.
Ao f inal do capítulo, o apóstolo expressa a sua gratidão a Deus por não se deixar dominar pela natureza que conduz o homem ao

Relacionados

  • Gabriel Garcia Marques Do Amor E Outros Demonios
    44535 palavras | 179 páginas
  • direito da familia
    44287 palavras | 178 páginas
  • Hist Ria Da Filosofia Volume 3 Giovanni Reale Dario Antiseri
    189259 palavras | 758 páginas