evangélicos e políticas públicas de juventude

Páginas: 7 (1576 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2013
OFICINA: JUVENTUDE CRISTÃ REESPONSABILIDADE SOCIAL
Caio Marçal/1

Posicionamento do cristão em uma sociedade não-cristã

“Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não ser virá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende umacandeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário,coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” (Mt, 5: 13-16)

O que Jesus queria dizer com isso? Pelo menos quatro verdades não podem ser esquecidas:
· Os cristãos são fundamentalmentediferentes dos não-cristãos.
· Os cristãos devem impregnar a sociedade não-cristã.
· Os cristãos podem influenciar a sociedade não-cristã.
· Os cristãos devem manter a sua característica distintiva.

Mas como exercer alguma influência em nome de Cristo? O que significa na prática ser sal e a luz do mundo? O que significa ser igreja?


O termo igreja vem do grego “ekklesia” e em todas asversões nos dá uma noção de coletividade em ação. Sua tradução mais aceita é de uma assembléia ou uma congregação formada por aqueles que são “chamados para fora”. Seu sentido é muito forte,porque nos dá a idéia de uma comunidade em ação, isto é, “chamados para fora”, para conviver, para confrontar,para desafiar o mundo.

PERGUNTAS INQUIETANTES
A grande tragédia de nosso tempo é ver que emboracresçamos em número, não influímos positivamente no mundo. Por que será embora cresça o número de igrejas e adeptos as igrejas evangélicas, o Brasil não se torna um país melhor? Não seria por conta da nossa ausência? Quais são as grandes questões suscitadas por nós que têm feito a sociedade brasileira repensar seus valores?

PARA PENSAR
O Reino tem que ser estabelecido em meio aos teusinimigos. Quem não quiser se sujeitar a isso não quer ter parte no Reino de Cristo, mas que viver cercado de amigos, viver em um mar de rosas, na companhia de gente piedosa, jamais de gente má. Ó blasfemadores e traidores de Cristo! Se Cristo tivesse agido como vocês, quem teria se salvo?”. Martinho Lutero
Como cristãos, não podemos passar pela História sem entendê-la e sem deixarmos a nossa marca, anossa contribuição, à luz da Revelação da vontade de Deus, dos valores do reino. História que marcha conosco, sem nós, apesar de nós ou contra nós. Robinson Cavalcanti
“Nossa ética cristã, muito justamente, tem sido zelosa na busca de conversão de almas ao Reino de Deus. No entanto, com o passar dos séculos, negligenciamos um aspecto importante da oração que o próprio Filho de Deus nos ensinou:“venha o teu Reino”, isto é, seja sinalizado na terra, na urbe e na orbe, o Reino e tudo que implica em termos de justiça, paz, dignidade, solidariedade.” Carlos Alberto Bezerra Jr. (Pastor, médico e vereador na cidade de São Paulo).

REALIDADE DA JUVENTUDE BRASILEIRA
Nosso contexto não é muito animador, e os dados abaixo nos ajudam a dimensionar a situação da juventude no Brasil:
(a) São acercade 50 milhões de pessoas, 26,4% da população;
(b) Entre os desempregados, 45,5% são jovens; 20,7% são os jovens que possuem alguma ocupação.
(c) Cerca de 3 Milhões de jovens não são alfabetizados. De cada 10 alunos que terminam o ​3º ​ano do ensino médio, 4 destes têm mais de 17 anos e estão em defasagem escolar;
(d) No período entre 1993 a 2002, os homicídios envolvendo jovens passou de30.586 para 49.6470; as mortes de jovens representaram 62,3% de mortes neste período de 9 anos.
(e) Os jovens sofrem mais com a pobreza do que os idosos. Há uma concentração da pobreza entre a população jovem latino-americana que supera a média de outros estratos populacionais.

ABU E SEU COMPROMISSO SOCIAL

REDE FALE - A Rede Fale é um movimento de jovens, homens e mulheres que juntos oram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Juventude e políticas públicas no brasil
  • POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE BRASILEIRA
  • Juventude e políticas públicas no brasil
  • Estatuto da Juventude e as Políticas Públicas
  • Políticas públicas para a juventude
  • Politicas públicas de juventude
  • Juventude, politicas públicas e inserção no mercado de trabalho
  • Juventude na política

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!