evanfgelismo

844 palavras 4 páginas
17.1 - INTRODUÇÃO
Uma das atividades vinculadas à Topografia é a locação de pontos no terreno. Para a construção de uma obra, por exemplo, inicialmente é necessário realizar-se o levantamento topográfico do terreno de forma a fornecer subsídios para que o profissional responsável possa efetuar seu projeto. Antes de iniciar a construção deve-se materializar em campo pontos que definirão posições estratégicas da obra, como eixos de uma rodovia, fundação de um edifício, pilares de uma ponte, divisas de lotes e assim por diante. Neste sentido a locação reveste-se de grande importância, pois um erro durante o processo de locação pode resultar diretamente num erro da execução da obra. A figura 17.1 apresenta um exemplo de locação.
O levantamento topográfico consiste na representação planimétrica ou altimétrica em planta dos pontos notáveis, assim como dos acidentes geográficos, entre outros detalhes de relevo de um terreno. A aquisição dos pontos necessários a essa representação é feita a partir dos pontos estação de uma poligonal com uma estação total e um prisma ou através de técnicas mais recentes feitas com GNSS - Sistema de Navegação Global por Satélite.
O rigor exigido num levantamento topográfico deve ser tal, que permita a representação fiel do terreno de acordo com a escala exigida. é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a situação e a localização deles que podem ficar em qualquer área. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, etc e ainda representá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográficas.
INTRODUÇÃO
A topogáfia é a ciencia que estuda todos os acidentes geografico definindo a situação e a localização deles que podem ficar em qualquer área. Tendo como importacia de determinar analiticamente as medidas de área e prerimetro, localização, orientação, variação no relevo, entre outros, e ainda representalá-las graficamente

Relacionados