Eva - valor econômico agregado

Páginas: 10 (2257 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE TERESINA
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO OPERACIONAL
PROFESSOR: ALLEN ARAÚJO
ALUNO: GUSTAVO BATISTA FREIRE THÉ
PERÍODO: 6º NOITE TURMA: AD6P02

Teresina-PI
Novembro de 2011
Definição
Pode-se definir EVA como Valor Econômico Agregado – é uma metodologia de
gerenciamento financeiro. Uma medida da criaçãoou destruição de riqueza. Sendo positivo, indica
que a operação, no período, apresentou retorno superior ao custo de oportunidade do investimento e
quando negativo, apresentou retorno inferior ao custo de oportunidade do investimento. A fórmula
1, mostra que o EVA consiste em um Lucro Operacional Líquido (NOPAT: Net Operating Profit
After Taxes) menos os Encargos de Capital. STEWART III(1999a)

Conhecer o valor de uma empresa é uma ferramenta fundamental para qualquer gestor. Existem inúmeras ópticas de avaliação de empresas, donde se destacam a óptica patrimonial, a óptica do mercado, a óptica financeira ou do rendimento (ou Discounted Cash Flow) e a óptica mista ou económica.
É importante ter em consideração alguns conceitos de valor da empresa:
* Enterprise Value (EV)ou Valor do Negócio ou Valor de Rendimento da Exploração: é o valor dos activos afectos à exploração, mediante a capacidade de geral lucro, isto é, cash-flows futuros.
* Firm Value (FV) ou Valor da Empresa:
* Firm Value=Enterprise Value (EV)+Valor dos elementos extra exploração
* Equity Value (EQV) ou Valor dos Capitais Próprios: é o valor da empresa para os seus sócios ou accionistas.Valor de cada acção:

* Valor de uma Quota:
Equity Value ×Percentagem (%)de Capital detido pelos Sócios
Assim a sequência do cálculo da avaliação de empresas consiste em calcular o Valor do Negócio (Enterprise Value) adicionar o valor dos activos extra exploração, e obtemos o Valor da Empresa (Firm Value). Se quisermos obter o Valor dos Capitais Próprios só temos de subtrair, ao FirmValue, o valor do Passivo de Financiamento (são as dividas relacionadas com a obtenção de recursos financeiros, são normalmente de médio ou longo prazo - exemplo: dívidas a entidades bancárias, empréstimos obrigacionistas).
Nas empresas cotadas podemos utilizar este mesmo método mas inversamente. Consiste em somar à Capitalização Bolsista (Valor de Cotação das acções multiplicado pelo número deacções) o Passivo de Financiamento, obtendo assim o Firm Value. Se subtrairmos o valor dos elementos extra-exploração ficamos com o valor de Mercado do Negócio (Enterprise Value).
O Valor da Empresa, segundo a óptica patrimonial, é a riqueza investida pelos sócios/accionistas, e acumulada até à data da avaliação. Acaba por ser o valor que se encontra no balanço da empresa, o que torna esta óptica poucocredível e insuficiente.
A óptica de mercado tem como conceito central o de Capitalização Bolsista, só se aplica a empresas cotadas e consiste em multiplicar a cotação das acções pelo seu número total. Nas empresas não cotadas pode-se utilizar o Método dos Múltiplos, ou comparativo, em que se comparam os indicadores da empresa com a respectiva média sectorial, representativa do universo em que seinsere a empresa.
Permite às empresas obterem uma aproximação de qual seria a cotação provável das suas acções (se fossem introduzidas em bolsa), tendo em atenção que a sua liquidez é menor.
O método dos Discounted Cash-Flows, ou a óptica financeira ou do rendimento, é o valor actual dos cash-flows futuros (a taxa de actualização utilizada é a WACC - Weight Average Cost of Capital) . Importantenota o conceito de valor do negócio, que consiste no valor actual dos valores de exploração futuros (FCFF - Free Cash-Flow to the Firm). As empresas recomendadas normalmente são aquelas em que a óptica financeira apresenta valores superiores à óptica de mercado.
Por fim a óptica mista ou económica, o valor da empresa é dado pela soma do valor patrimonial (visto anteriormente) e do goodwill (o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eva valor economico agregado
  • EVA valor economico agregado
  • Eva" valor agregado"
  • EVA Valor Economicp Agregado
  • ESTRUTURA TEÓRICA VOLTADA PARA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS NA CONCEPÇÃO DO EVA – VALOR ECONÔMICO AGREGADO.
  • Valor econômico agregado
  • Valor Econômico Agregado
  • Valor econômico agregado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!