Eva Illouz

Páginas: 6 (1301 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
O Amor nos Tempos do Capitalismo

Os sites de encontros na internet são as empresas mais populares e lucrativas em 1999, os dados são de que uns em cada doze adultos solteiros nos Estados Unidos já experimentaram a busca por parceiros na internet. O site match.com criado em 1995 tem mais de cinco milhões de usuários cadastrados e até hoje recebe pelo menos doze milhões de visitas por dia. Amaioria dos usuários tem acima de 65 anos e os pacotes mensais custam mais ou menos $25,00 o que leva a ser um negócio bastante lucrativo.
A primeira coisa que se faz quando se entra em site de relacionamento é criar um perfil respondendo a um questionário. No site mais popular eHarmony.org o questionário é patenteado e fundado por um psicólogo clínico que afirma ter coletado dados que lhepermitem prever relacionamentos duradouros. A internet se baseia no uso de categorias para as pessoas compreenderem a si mesmas e arquitetarem sua sociabilidade através de uma compatibilidade com outra pessoa. O perfil é uma versão tecnológica de quem é você e é por ele que você irá achar parceiros potencialmente compatíveis. Para conhecer outra pessoa virtualmente você precisa passar por um processo deauto-rotulação e articulação de gostos e opiniões. No site match.com a pessoa passa por uma seção de interpretação de si mesmo por categorias como, por exemplo: Aparência, Interesses, Estilo de Vida, Valores e Parceiro Ideal.
Nos sites de relacionamento a pessoa precisa se descrever de forma objetiva e usar a criatividade para falar sobre seus ideais que é estruturado pela psicologia em trêsaspectos: A identidade é feita a partir de categorias o que leva a conhecer um indivíduo com base em suas ideias e ideologia de compatibilidade afetiva. O ato de postar seu perfil na internet faz com que a mesma converta o eu privado em algo público. Ela o torna visível para um público anônimo em uma agregação de vários “eus” particulares, o eu psicológico privado se torna uma representação públicade nós mesmos na rede. A internet contribui para a subjetividade, uma forma de apreensão de si mesmo em que o eu é objetificado através de representação visual e por linguagem.
Isso possui quatro conseqüências: A primeira - Para conhecer alguém, você é levado a se concentrar em si mesmo e na percepção que tem de si e no parceiro ideal. O que faz a singularidade ser aguçada pelos sites derelacionamento. A segunda – Na “vida real” você tem o conhecimento da pessoa e na internet é ao contrário você conhece a pessoa por atração e não por presença física, a escolha é feita a partir dos tributos do seu perfil para depois chegar a outras etapas de conhecimento. A terceira – O encontro com o parceiro em potencial usa a ideologia liberal de escolha, tudo é organizado dentro da estrutura demercado. A quarta – A internet coloca toda pessoa que está á procura do parceiro ideal em competição com outras pessoas, posicionando o eu de maneira contraditória fazendo com que a pessoa exija que se concentre em si próprio para captar a essência única que possui e fazendo com que o eu seja uma mercadoria em exibição pública. O que leva a representar um desvio da tradição do amor.
O historiadorWarren Susman, diz que no começo do século XX o eu é apresentado e negociado, contrastando sua personalidade com o caráter, o eu acaba por ser manipulado para causa impressão e poder administrá-lo. Em sua opinião a cultura do consumo e a indústria da moda possuem um papel importante, pois acentuam o eu a criar impressões programadas para agradar/seduzir outras pessoas. A internet nos permite serflexíveis, fazendo com que a criação de um eu enganoso em sua capacidade de manipular informações sobre si mesmo.
O eu pós-moderno consiste em manipulação consciente de seus padrões, a apresentação através da internet consiste exclusivamente na linguagem escrita e não orientado para um indivíduo especifico e sim para um público em geral de candidatos desconhecidos. Nos sites de relacionamento a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • O Que O EVA
  • Eva
  • Eva Pierrakos
  • Eva peron
  • Analise do eva
  • EVA TEC
  • arte em eva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!