Eutanásea

469 palavras 2 páginas
EUTANÁSIA

Caso Ramón Sampedro
Suicídio Assistido

Aluno: Vinícius Jacinto Gomes
Curso: Ciências Contábeis, 6° período
Professora: Elivane da Silva Santos
Disciplina: Bioética

Ramón Sampedro em agosto de 1968 fraturou o pescoço ao mergulhar em uma praia e bater com a cabeça na areia, o espanhol ficou tetraplégico movimentando apenas alguns músculos do rosto e nada mais, desde os 26 anos. Solicitou à justiça espanhola o direito de morrer, por não mais suportar viver.
Ramón
Sampedro permaneceu tetraplégico por 29 anos.

A sua luta judicial demorou cinco anos. O direito à eutanásia ativa voluntária não lhe foi concedido, pois a lei espanhola caracterizaria este tipo de ação como homicídio. Com o auxílio de amigos planejou a sua morte de maneira a não incriminar sua família ou seus amigos.

No dia 15 de janeiro de 1998 foi encontrado morto. A necropsia indicou que a sua morte foi causada por ingestão de cianureto. Ele gravou em vídeo os seus últimos minutos de vida. Nesta fita fica evidente que os amigos colaboraram colocando o copo com um canudo ao alcance da sua boca, porém fica igualmente documentado que foi ele quem fez a ação de colocar o canudo na boca e sugar o conteúdo do copo. “Não peço que me matem, só peço que me reconheçam o direito a decidir sobre o fim da minha vida. Se me dizem que não, a única forma é morrer de fome; morrerei de fome, não tenho outra saída”. Ramon Sampedro

O caso fomentado acima, mostrasse um
Tema controverso e de grande impacto na sociedade contemporânea brasileira, que vive em profundas transformações, que devem ser analisados, estamos defronte à uma análise ética,moral,religiosa,política e jurídica. Já do ponto de vista contra, a eutanásia seria o direito ao suicídio, tendo em vista que o doente ou seu responsável teria o direito de dar fim a sua vida com a ideia de que tal ato aliviaria dor e sofrimento do mesmo.

Com casos assim vem à tona em

Relacionados

  • eutanasia
    2042 palavras | 9 páginas
  • Sociologia aplicada a saude
    10927 palavras | 44 páginas