EUTANASIA PROF IVONE

Páginas: 5 (1086 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
EUTANASIA

A eutanásia, tem um significado que muitos desconhecem, pensam que tal palavra é um anuncio de “assassinar doentes” quando na verdade ela significa “ boa morte ou morte digna.”
Foi usada pela primeira vez pelo historiador latino “Suetônio” no século IId.C onde descreveu a morte de um imperador como “suave”
“A morte que o destino lhe concedeu foi suave, tal qual sempre desejara: poistodas as vezes que ouvia dizer que alguém morrera rápido e sem dor, desejava para si e para os seus igual eutanásia” (conforme a palavra que costumava empregar) (Suetônio, 2002).
A eutanásia é uma conduta tomada por algumas pessoas que estão passando por um processo de doença terminal ou incurável, e busca findar seu sofrimento cessando sua própria vida.
Existem algumas formas de eutanásia, asmais conhecidas são:
Ortotanásia ou Eutanásia Passiva: Quando o médico não dá ao doente nenhuma substância que faça com que ele morra, e em alguma intercorrência não use meios de ressuscitação para com o paciente, (suporte maquinários) não prolongando assim seu sofrimento, isso ocorre diante do consentimento do doente.
Eutanásia Ativa: quando é planejado pelo paciente e pelo medico, que ao ingeriruma substancia ao corpo doente provoca sua morte de imediato isso se dá de uma forma direta e consciente na decisão do doente e por fim realizando tal ato pelo médico.
Involuntária: Quando alguém dá assistência à morte do paciente contra a sua vontade, ou sem a sua autorização, pois este deseja continuar a viver e acaba sendo assassinado, sendo impedido de tomar suas próprias decisões de continuará sofrer ou não.
No Brasil a técnica da eutanasia é vista como um assassinato, e isto geralmente regido por organizações religiosas, onde visam que somente um ser superior “Deus”, possa ceifar a vida de alguém.
Já outros, reforçam a técnica da Eutanásia, como uma forma de alivio no sofrimento do individuo, em que ele em sua plena consciência opte pelo cessar de sua agonia e sofrimento tendouma morte digna e sem prolongar sua angustia diante da doença incurável ou terminal.
A eutanásia não é recente politicamente falando, essa técnica vem sendo discutida á tempos, para que o individuo possa buscar a morte como meio de alivio ao seu sofrimento.
Em alguns países já está previsto a legalização da Eutanásia nos casos terminais e de doenças incuráveis como na Holanda e na Bélgica.Quem passa pela angustia diante de uma doença incurável ou esta em estado terminal, pede pela legalização no direito da escolha, independentemente da crença que a rege, tendo assim, livre arbítrio de escolha de morrer ou ficar vivo.

Código de Ética (PROIBIÇOES)
Segundo o Código de Ética dos profissionais da enfermagem – Resolução COFEN 311/2007, e terminantemente proibido promover a eutanásia ouparticipar em pratica destinada a antecipar a morte do cliente. (Art. 29)
O novo Código de Ética Médica, em síntese, nada disse sobre a eutanásia ou ortotanásia ou morte assistida. Mandou evitar a distanásia e ainda recomendou a sedação paliativa.
Entendendo os Conceitos da eutanásia:
(a) Eutanásia (morte boa): é a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável (terminal ou não), a seupedido e em razão do seu insuportável sofrimento, de maneira controlada e assistida. O ato que causa a morte é praticado por um terceiro;
(b) Ortotanásia (ou eutanasia passiva): é a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável (terminal ou não), a seu pedido e em razão do seu insuportável sofrimento, mediante o desligamento de aparelhos ou a cessação de procedimentos terapêuticos ouda medicação ou da alimentação. O ato do desligamento ou da cessação é também praticado por um terceiro;
(c) Morte assistida (ou suicídio assistido): é a prática (ou seja, o auxílio) pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável (terminal ou não), a seu pedido e em razão do seu insuportável sofrimento. O ato da morte é gerado pela própria vítima, que é auxiliada por um terceiro;
(d)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ivone
  • ivone
  • Eutanasia
  • Eutanasia
  • Eutanasia
  • eutanásia
  • Eutanásia
  • Eutanásia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!