Eutanásia

Páginas: 3 (624 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA
CURSO DE DIREITO
CAMPUS SANTA RITA












EUTANÁSIA





Bioética e Biodireito
Docente: Ana Paula C. de A. Costa
Discente: Talita G. Carosi2012




A palavra eutanásia, vem do grego: eu = a boa e thanatos = morte; e significa uma morte boa, ou piedosa. De acordo com o Dicionário Jurídico(2007; Editora Rideel)a eutanásia: Consiste em minorar os sofrimentos de uma pessoa doente, de prognóstico fatal ou em estado de coma irreversível, sem possibilidade de sobrevivência, apressando-lhe a morte ouproporcionando-lhe os meios para o conseguir. O mesmo que homicídio piedoso ou por compaixão...”.
A prática ou não da eutanásia, é debate frequente na esfera do direito, da moral, da ética, e dareligião. Os argumentos a favor e contra são extremamente relevantes; a eutanásia pode ser vista enquanto expressão de compaixão, visto que tem como objetivo acabar com o sofrimento da parte doente, porém,também podemos enxergar a prática enquanto ato que interrompe o curso natural da vida. No âmbito do direito, podemos defender a eutanásia tendo como base jurídica a autonomia do individuo paraconscientemente ou através de representante ( conjuge ou familiares) decidir dar fim ao seu sofrimento, sendo este físico ou psicológico, ou podemos nos posicionar de maneira a compreender a vida enquanto bemmaior que deve ser protegido pelo Estado em qualquer situação.
Há entretanto, razões que nos levam a tomar cuidado redobrado quando se pensa na prática da eutanásia. Quem seriam os agenteshabilitdos para realizar a eutanásia? Seria apenas o médico, ou qualquer pessoas que tenha meios de realizá-la? Surgem então questionamentos muito importantes, pois se permitido a qualquer pessoasrealizar, poderíamos ter casos em que familiares com interesses na herança ou em não continuar arcando com o gastos, se utilizem desta possibilidade jurídica.
Ao analisarmos o Código de ética...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eutanasia
  • Eutanasia
  • eutanásia
  • Eutanásia
  • Eutanásia
  • eutanasia
  • Eutanásia.
  • eutanásia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!