Eutanásia

Páginas: 9 (2140 palavras) Publicado: 1 de julho de 2013

FACULDADE DO VALE DO IPUJUCA
PSICOLOGIA

HEVERTON




EUTÁSIA: DIREITO A VIDA VERSUS DIREITO A LIBERDADE DE ESCOLHA DE UMA MORTE DIGNA.









CARUARU
25 de abril de 2013

HEVERTON






EUTÁSIA: DIREITO A VIDA VERSUS DIREITO A LIBERDADE DE ESCOLHA DE UMA MORTE DIGNA.



É uma forma de apressar a morte de um doente incurável, sem que esse sinta dor ousofrimento. A eutanásia é um assunto muito discutido tanto na questão da bioética quanto na do biodireito, pois ela tem dois lados, a favor e contra.





CARUARU
25 de abril de 2013



Resumo
O presente artigo analisa a eutanásia, ou seja, o ato pelo se concede a morte a alguém que sofre de doença incurável, tendo como finalidade acabar com o sofrimento cruel e prolongado. Com esse estudo,demonstrar-se-á o conflito de direitos fundamentais que surgem quando o enfermo, em estado irreversível e que esteja convivendo com um sofrimento insuportável, deseja que lhe seja praticada a eutanásia. O confronto de direitos fundamentais se dá entre o direito à vida e o direito à liberdade de escolha de ter uma morte digna. Isto porque pelo direito à vida se tem o dever de manter vivos todos osenfermos, independentemente de sua situação e, pelo direito à liberdade de escolha, amparado pelo princípio da dignidade da pessoa humana, o enfermo pode optar por ter uma morte digna. Serão analisados os principais argumentos que embasam a teoria favorável e a teoria contrária à prática da eutanásia, para que se identifique qual delas prevalece diante. O levantamento de dados foi por meio depesquisa bibliográfica, com consulta a obras secundárias e à legislação. O campo de estudo é a eutanásia.
Palavras-chave: Eutanásia. Direito à liberdade. Morte digna.













Abstract
This article examines euthanasia, ie, if the act by grants death to someone suffering from an incurable disease, and aims to end suffering cruel and prolonged. With this study, we will demonstrate theconflict of fundamental rights which arise when the patient, in an irreversible state and is living with unbearable suffering, want you to be practiced euthanasia. The clash of fundamental rights is between the right to life and the right to freedom of choice of a dignified death. This is because the right to life has a duty to keep alive all the sick, regardless of your situation, and the rightto freedom of choice, supported by the principle of human dignity, the patient may choose to have a dignified death. We will analyze the main arguments that support a favorable theory and theory contrary to the practice of euthanasia, that they identify which one prevails before. Data collection was by means of literature, consultation with the works and secondary legislation. The field of study iseuthanasia.












Sumário


















1. Introdução
Este estudo, na área de psicologia, sobre a eutanásia sugere a abordagem de um tema relacionado ao direito à vida e ao direito à liberdade de escolha de uma morte digna, onde o enfermo terá que se submeter às vontades de seus familiares, e a suas vontades de morrer, por ser a única solução para otérmino de seu sofrimento, que possa estar deixando-o impossibilitado de viver uma vida em condições humanas.
Logo, torna-se polêmico e com uma grande diferença de conceitos a decisão entre conceder o direito à morte ou deixar o mesmo com sofrimentos físicos e psíquicos longos e dolorosos. É claramente perceptível que a eutanásia entra em controvérsias com conceitos de ordem ética, política, jurídica,social e religiosa, sendo em muitos países proibida por lei e em outros esta aprovada à prática do mesmo.
Portanto, é esperado que nesse estudo, seja possível uma ampliação dos conhecimentos sobre a eutanásia, que mostrarão o lado contra e o a favor da mesma, o conflito incessante entre a proibição e a liberação, um aprofundamento da pesquisa que possibilitará o esclarecimento dando-lhe a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eutanasia
  • Eutanasia
  • eutanásia
  • Eutanásia
  • Eutanásia
  • Eutanásia
  • eutanasia
  • Eutanásia.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!