Eutanásia

Páginas: 2 (319 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
• Formule o problema filosófico em causa.

O QUE É A EUTANÁSIA?


A eutanásia é o acto de, invocando compaixão, matar intencionalmente uma pessoa.

A palavra "EUTANÁSIA" é composta de duaspalavras gregas ― "eu" e "thanatos" ― e significa, literalmente, "uma boa morte". Na actualidade, entende-se geralmente que "eutanásia" significa provocar uma boa morte ― "morte misericordiosa", em queuma pessoa acaba com a vida de outra pessoa para benefício desta. Este entendimento da palavra realça duas importantes características dos actos de eutanásia. Primeiro, que a eutanásia implica tirardeliberadamente a vida a uma pessoa; e, em segundo lugar, que a vida é tirada para benefício da pessoa a quem essa vida pertence ― normalmente porque ela ou ele sofre de uma doença terminal ouincurável. Isto distingue a eutanásia da maior parte das outras formas de retirar a vida.

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos/eutanasia2.htmDefinição e problema
É útil saber que o termo "eutanásia" significa literalmente "morte boa" ou "morte feliz". É verdade que os casos reais envolvem dor e angústia. Mas o significado literal do termo capta umimportante aspecto da eutanásia: a morte que dela resulta é para benefício do paciente. Podemos então dizer que a eutanásia consiste em produzir ou acelerar intencionalmente a morte de alguém para seubenefício. Parece haver uma diferença entre produzir e acelerar. Produzir, neste caso, implica matar; acelerar implica deixar morrer.
A definição dada tem a vantagem de mostrar que o problema éticoda eutanásia não se esgota numa pergunta. A sua formulação é a seguinte:
- Será permissível que as pessoas, especialmente aquelas que se encontram numa fase terminal da vida e em sofrimento agudo,determinem o fim das suas vidas?
-Se sim, é permissível que solicitem medidas activas que as matem?
- Ou é antes permissível que apenas solicitem que as deixem morrer, pedindo aos médicos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eutanasia
  • Eutanasia
  • eutanásia
  • Eutanásia
  • Eutanásia
  • Eutanásia
  • eutanasia
  • Eutanásia.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!