Eutanásia/tcc

Páginas: 37 (9079 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
1)Conceito- Entende-se que a eutanásia(etimologicamente "boa morte" )Sob o aspecto médico é o procedimento de ação ou omissão que ,com o intuito de eliminar o sofrimento causado por afecção incurável ou dores intoleráveis, causa a morte. Em outras palavras, a eutanásia é caracterizada quando uma pessoa provoca intencionalmente a morte de outra que estáfraca, debilitada ou em sofrimento. Sendoeste ato justificado por ser um modo de evitar a perpetuação do sofrimento advindo de um extenso período de doença. Sob o aspecto jurídico, este é o direito de matar ou morrer por tais razões.
A eutanásia é assim definida por Ricardo Royo-Vilanova y Morales:“É a morte doce e tranquila, sem dores físicas nem torturas morais, que pode sobrevir de um modo natural nas idades mais avançadas da vida,surgir de modo sobrenatural como graça divina, ser sugerida por uma exaltação das virtudes estoicas, ou ser provocada artificialmente, já por motivos eugênicos, ou com fins terapêuticos, para suprimir ou abreviar uma inevitável, larga e dolorosa agonia, mas sempre com prévio consentimento do paciente ou prévia regulamentação legal”.
Por sua vez, o Prof. Hélio Gomes, em seu livro: “Medicina legal”,diz ser esta prática,“o direito que se pretende conferir a uma junta médica de dar a morte suave aos doentes que sofram dores insuportáveis, estejam atacados de doença incurável e o desejem ou solicitem”.


2) histórico-A possibilidade de eliminar ou abreviar uma existência que já não tem dignidade devido ao declínio das faculdades físicas e intelectuais, “remota a períodos extremamente remotos ,variando a concepção de acordo com a cultura de cada período e de cada sociedade, e o valor atribuído à vida humana”
Na Grécia antiga, por exemplo, Platão e Sócrates defendiam o suicídio que fosse justificado por sofrimento resultante de uma doença particularmente dolorosa. Entretanto, Aristóteles, Pitágoras e Hipócrates, condenavam tal pratica. No juramento de Hipócrates consta: "eu não dareiqualquer droga fatal a uma pessoa, se me for solicitado, nem sugerirei o uso de qualquer uma deste tipo". O que é uma evidente demonstração de posicionamento contra o que hoje denominamos deeutanásia e de suicídio assistido.
Dentre os celtas, era costumeiro que os filhos matassemseus pais quando estes estivessem velhos e doentes. Na Índia, doentes sem possibilidade de cura,tinham as suas narinase a boca obstruídas com o barro a beira do rio Ganges,e em seguida,eram jogados ao rio.
No Egito uma "Academia" para estudar formas de morte menos dolorosas. Foi criada pela rainhaCleópatra VII (69AC-30AC). Durante a Idade Média convencionava-se chamar de misericórdia, o punhal usado para matar os feridos e mutilados em combate.
Lutero, Thomas Morus (Utopia), David Hume (On suicide), KarlMarx (Medical Euthanasia) e Schopenhauer também ofereceram suas contribuições intelectuais a respeito de tão controverso assunto.
Em 1895, na então Prússia, foi proposto que o Estado deveria prover os meios para a realização de eutanásia em pessoas que se não conseguiam solicitá-la.
No Brasil, inúmeras teses foram desenvolvidas neste assunto entre 1914 e 1935 em faculdades da Bahia, Rio deJaneiro e São Paulo.
Também no começo do século XX, Na Europaassociou se especialmentea eutanásiacom eugenia. Em outubro de 1939 iniciou se o programa nazista de eutanásia,Proposta que pretendia eliminar deficientes, doentes terminais e portadores outros tipos dedoenças, tidas como não desejadasou, de acordo com o entendimento alemão, "uma vida que não merecia ser vivida". Sendo de fato,a eutanásia, ummeio de "higienização social", buscando através desta pratica o aprimoramento de uma "raça", ao invés de preconizar piedade, compaixão ou diminuição de sofrimento mediante da impossibilidade de vida digna.
Em 1931, na Inglaterra, Foi proposta uma lei Legalização da Eutanásia Voluntária, e rejeitada em 1936. Servindo, entretanto de exemplo para o modelo holandês. Não obstante, no decorrer dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TCC EUTANASIA em desenvolvimento
  • Programacao para tcc em eutanasia
  • Eutanasia
  • Eutanasia
  • Eutanasia
  • eutanásia
  • Eutanásia
  • Eutanásia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!