Eutanásia, distanásia e assuntos polêmicos (visão da igreja)

Páginas: 9 (2022 palavras) Publicado: 29 de abril de 2011
Introdução
Ao longo da historia, a vida, a morte e o sofrimento sempre promoveram debates na área da filosofia, estendendo-se para a ética, a moral e a religião.
A cultura orienta, organiza e estabelece os comportamentos diante de cuidar de um grupo de pessoas ou em uma comunidade. O ambiente hospitalar muitas vezes impede a comunicação entre os profissionais envolvidos com o mesmo paciente,reprimindo discussões e reconhecimento de que todos são iguais diante da morte pelas pressões culturais e conhecimento e inovações de recursos tecnológicos.
O poder e a cultura institucional determinam algumas ações dos profissionais de saúde diante do processo de morrer, tendo em vista o processo de gestão e o nível de preocupação dado à qualidade dessas ações.

Conceito de Eutanásia
Significaliteralmente “morte sem dor ou sofrimento”. Mas hoje conhecido como ato de pôr a vida de uma pessoa enferma que sofre terrivelmente, provocando-se a morte com fim de cessarem os sofrimentos intoleráveis e inúteis.
A eutanásia pode ser apresentada quanto ao ato intencional, sendo ela ativa ou passiva:
Eutanásia Ativa: também chamada de positiva e direta morte piedosa, por misericórdia. Trata-seda ação que abrevia a vida de uma pessoa, seja a pedido desta ou não,planejado de terapias com drogas.
Eutanásia Passiva: negativa ou indireta. Caracterizada pela ausência de possibilidades terapêuticas. No caso, o paciente continua a receber tratamento para alivio da dor e os profissionais respeitam o processo natural da morte, provendo todo o suporte terapêutico possível.

Conceito deDistanásia
Um modo de adiar a morte tornando-a um processo lento, isto é, prolongando a vida quando não há mais esperanças. Diz-se um prolongamento exagerado do sofrimento de um paciente.

Conceito de Aborto
Um aborto ou interrupção da gravidez é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. Isto pode ocorrer de forma espontânea ouartificial, provocando-se o fim da gestação, e consequentemente o fim da vida do feto, mediante técnicas médicas, cirúrgicas, entre outras.

Conceito de Suicídio
Significa morte intencional auto-infligida, isto é, quando a pessoa, por desejo de escapar de uma situação de sofrimento intenso, decide tirar sua própria vida. Cada suicídio ou tentativa provoca uma devastação emocional entre parentese amigos, causando um impacto que pode perdurar por muitos anos.
Doenças físicas, tais como câncer, epilepsia e AIDS ou doenças mentais, alcoolismo, drogas, depressão e esquizofrenia, são fatores relacionados a taxas mais altas de suicídio.

Visões da Igreja Evangélica
O ABORTO
Por João Pinheiro, 2005-04-27

Nós, Evangélicos, somos contra a liberalização do aborto, por convicção, porprincípios. E somos intransigentemente. O aborto, como IVG - Interrupção Voluntária da Gravidez - NÃO é liberado. Ponto assente. Somos pela VIDA.
Mas não podemos ficar só a clamar o nosso firme “Não”. A complexidade dos problemas que se levantam, à nossa volta requer o empenho de todos nós.
Não esqueçamos, para já, que de uma maneira geral, nenhuma mulher minimamente normal, bem formada, na sua mente ecaráter, aborta de ânimo leve, seja em aborto espontâneo seja em IVG.
Depois, o aborto (IVG) NÂO é uma questão da vida íntima e privada de cada mulher em que mais ninguém tem que ver com isso. Não. O Aborto como IVG é a liquidação de uma vida, uma vida que é essencialmente uma criação divina. E é uma questão eminentemente social e premente. A todos nos interessa este assunto.
Não esqueçamos queos homens implicados na situação - porque uma mulher nunca é sozinha na gestação de uma vida, bem entendido - são igualmente responsáveis, a qualquer nível. E é natural que precisem também de apoio, porque também ficam, muitos deles, traumatizados, com as naturais diferenças, certamente.
Há mulheres que abortam (como IVG) porque não têm condições mínimas - de saúde, de recursos e condições...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eutanasia e Distanasia
  • Eutanasia e distanasia
  • EUTANÁSIA E DISTANÁSIA
  • eutanasia ortotanasia e distanasia
  • Assuntos Polêmicos da Bíblia
  • Pacientes Terminais
  • Eutanásia
  • Introdu O Eutanasia E Distanasia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!