Eustresse x Deustresse

1720 palavras 7 páginas
Controle do Estresse



Controle do Estresse

O Estresse faz parte da existência humana. É o modo como reagimos física e emocionalmente, às mudanças.
Entretanto, para estar bem, você precisa controlar o seu estresse e a tensão do dia-a-dia.
Nesta cartilha você encontrará informações que o ajudarão a compreender a importância do controle do estresse, bem como dicas e orientações para planejar seu dia-a-dia de maneira a contemplar informações, atitudes e hábitos, capazes de manter e melhorar a sua saúde. ✓ Tenha tempo para si mesmo



Controle do Estresse

Na matemática do estresse
+ Eustresse
– Distresse
= Equilíbrio

O que é Estresse?
Estresse é a maneira como o organismo responde a qualquer estímulo – bom, ruim, real ou imaginário – que altere seu estado de equilíbrio.

✓ Equilibre trabalho e lazer

Nosso corpo busca sempre um estado de equilíbrio interno e com o meio-ambiente. Freqüentemente, este estado de equilíbrio é alterado por estímulos (agentes estressantes) que provocam um conjunto de alterações no organismo alterações nervosas e bioquímicas que visam adaptar o organismo à nova situação e recuperar uma condição de equilíbrio.

Eustresse e Distresse, quais as diferenças?

EUSTRESSE é o “bom” estresse, que acontece quando se está apaixonado, no reencontro de alguém que gostamos, numa surpresa agradável ou quando praticamos atividades física moderadas. Controle do Estresse

✓ Durma e repouse suficientemente e em horários regulares DISTRESSE é o ”mau” estresse, que representa uma situação prejudicial ao organismo, que pode ser:
 agudo: quando é intenso, mas por breve período, como um susto, perda de emprego, separações, entre outros.
 crônico: quando não é tão intenso, mas ocorre repetidamente, como a tensão no trabalho, a preocupação com dívidas que não se sabe como pagar, a dor, o frio, o calor ou esforços físicos repetidos sem intervalos adequados para recuperação do organismo.

Relacionados