eusoueu

5831 palavras 24 páginas
QUESTÕES DO SIMULADO DE GEOGRAFIA

1- Na economia mundial globalizada, a terceirização surge como estratégia para o aumento da produtividade, da competitividade e da diminuição de custos. Assinale a alternativa que apresenta um efeito da terceirização.
A) Redução do número de micros, pequenas e médias empresas, incorporadas pelos monopólios ou oligopólios.
B) Substituição das relações formalizadas de emprego por relações informais de compra e venda de serviços.
C) Aumento do número de empregados diretos na cadeia produtiva, com fortalecimento das reivindicações trabalhistas e do movimento sindical.
D) Redução da eficiência empresarial, com mais morosidade nas decisões administrativas, com a contratação direta de prestadores de serviços.
E) Diminuição da participação, na economia, das atividades de serviços (setor terciário), diretamente relacionadas ao processo de industrialização.
2- Sobre globalização e pobreza, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) Para garantir o mínimo de condições de sobrevivência aos indivíduos, os países ricos difundiram os princípios do estado de bem-estar social.
B) A ampliação da exclusão social pode estar vinculada aos princípios neoliberais que foram incorporados em várias partes do mundo.
C) O processo de globalização econômica e financeira ampliou a diferença entre ricos e pobres, além de provocar empobrecimento da população, mesmo em países desenvolvidos.
D) IDH, PIB, PNB, renda per capita, mortalidade infantil, expectativa de vida, escolaridade são índices utilizados para a classificação dos países em ricos e pobres, desenvolvidos e subdesenvolvidos.
E) A desconcentração espacial da riqueza na economia internacional tem aumentado a equidade social entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
3- Ufes)A figura a seguir apresenta a organização do espaço geográfico brasileiro, com áreas numeradas de 1 a 5.
(imagem abaixo)

VESSENTINI, J. W. "Sociedade e Espaço: Geografia geral e do Brasil". 1997.

Relacionados

  • Internet como expressão da indústria cultural
    22626 palavras | 91 páginas