Europeus Vs Ndios Tab

430 palavras 2 páginas
Europeus vs índios
Os portugueses estavam chegando em um local desconhecido por eles, então eles não sabiam o que iriam encontrar, com o que iriam se deparar.
Ao ver os primeiros habitantes do Brasil, pessoas para eles tidas como selvagens, era melhor para eles manterem a cautela e não demonstrarem hostilidade, até porque eles não sabiam de quantos eles poderiam ser. Neste caso, seria melhor para os portugueses se preservarem, não entrar em guerra de imediato com os índios, até por uma questão de estratégia. O mais viável para eles, então, seria permanecer no Brasil e esperar reforço de Portugal para então estabelecer a dominação sobre os índios de maneira mais segura.
A questão é, os portugueses tanto por medo quanto por estratégia resolveram ficar em paz com os índios. Por medo eles não iriam entrar em guerra com os índios por certamente estarem em menor número e por estratégia eles resolveram permanecer em paz com os índios se aproveitando principalmente da ingenuidade deles para esperar a chegada de mais portugueses até terem um números de pessoas suficiente para poder dominar os índios.
Além disso, antes de estabelecer a dominação sobre os índios propriamente dita, os portugueses se aproveitaram bastante dos índios devido a ingenuidade desse povo. Pois bem, quando os portugueses chegaram eles também encontrou algo maravilhoso para eles, o pau-brasil (uma árvore da qual se tira uma tinta vermelha, muito valiosa neste período). E os portugueses queriam mais e mais pau-brasil, pois aquilo gerava mais e mais dinheiro para eles. É aí que entram os ingênuos índios. Os portugueses se aproveitaram do interesse dos índios pelas bugigangas que eles trouxeram de Portugal para negociar o trabalho dos índios, ou seja, os portugueses ofereciam estas bugigangas que eles trouxeram em troca do trabalho dos índios de irem até a mata, cortar e trazer para a praia as toras de pau brasil, o que ficou conhecido como escambo. Isto aconteceu até os índios se cansarem das bugigangas

Relacionados

  • Anthony Seeger Os Indios E N S 3
    70047 palavras | 281 páginas
  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas