Eurípedes as bacantes

Páginas: 6 (1483 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UEVA
CENTRO DE FILOSOFIA, LETRAS E EDUCAÇÃO-CENFLE
LICENCIATURA EM FILOSOFIA/ NOITE
HISTORIA DA FILOSOFIA ANTIGA I

EURÍPEDES
AS BACANTES



EURÍPEDES
AS BACANTES

Trabalho apresentado a disciplina
da Historia da Filosofia Antiga I
Orientador: Antônio Carlos




MAIO/2012

ÍNDICEINTRODUÇÃO...............................................................................................4
RESUMO.........................................................................................................5
CONTEXTO....................................................................................................6
TRAMA...........................................................................................................7CONCLUSÕES...............................................................................................8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.............................................................9

RESUMO

Βάκχαι
AS BACANTES


Autoria de Eurípides

Coro Bacantes, seguidoras de Dioníso

Personagens Dioníso, Tirésias, Cadmo, Penteu, Servo, mensageiro, segundo mensageiro, AgaveData da estréia 405 a.C.

Cenário Tebas, Grécia

As Bacantes (em grego antigo: Βάκχαι, transl.: Bakchai) é uma tragédia grega de autoria do dramaturgo Eurípedes, de Salamina, mas que passou a maior parte de sua vida em Atenas. Estreou postumamente no Teatro de Dioniso em 405 a.C., como parte de uma tetralogia que também incluía a peça Ifigênia em Áulis, e que provavelmente foi dirigida pelofilho ou sobrinho do próprio Eurípedes. A obra obteve o primeiro lugar na competição teatral realizada durante o festival da Grande Dionísia.
A tragédia é baseada na história mitológica do rei Penteu, de Tebas, e de sua mãe, Agave, e da punição dos dois pelo deus Dioniso, primo de Penteu, por sua recusa em venerá-lo e pelo injusto descrédito em que pairava o nome de sua mãe, Sêmele.

5INTRODUÇÃO

As Bacantes é consideras por alguns estudiosos como a obra-prima de Eurípedes. Ela foi encenada postumamente em 405 a.C. durante um dos Festivais Dionisíacos de Atenas e teria obtido o primeiro lugar na competição das tragédias. Como sabe-se ela compunha parte da trilogia com Ifigênia em Áulis e Alcmeon em Corinto – que não chegou até os nossos dias). As Bacantes conta a história deCadmo, fundador de Tebas,na mitologia grega. Dioniso chegou em Tebas para lá implantar seu culto. Cadmo é a favor , porem o rei Penteu não. Então Dionísio lança um delírio coletivo sobre as mulheres tebanas, que partem para o monte Cíteron junto com as mênades. Pendeu prende Dionisio que foge e convida o rei acompanhar escondido o que se passa no monte. Este e Dionisio parte para o monte, lá o reié descoberta em seu disfarce e é morto e desmembrado pelas mulheres tebanas. Agave, uma das mulheres tebanas leva a cabeça de Penteu, para Tebas acreditando ser a de um filhote de leão.

CONTEXTO
O Dioniso da narrativa de Eurípedes é um deus jovem, enfurecido porque sua família mortal, a casa real de Cadmo, negou-lhe um lugar de honra como divindade. Sua mãe, Sêmele, foi uma das amantes deZeus e, ainda grávida, foi morta porque havia visto Zeus em sua forma divina, o raio. A maior parte da família de Sêmele, no entanto, incluindo sua irmã Agave, recusou-se a acreditar que Dioniso era filho de Zeus, e o jovem deus acabou sendo rejeitado em sua própria casa. Após viajar por toda a Ásia e outras terras estrangeiras, Dioniso reúne um grupo de devotas, as Bacantes, e, no início da peça,retorna para se vingar da linhagem de Cadmo, disfarçado como um forasteiro loiro. Após levar as mulheres de Tebas, incluindo suas tias, a um frenesi extático, envia-lhes ao Monte Citéron, dançando e caçando, para horror de suas famílias. Para complicar ainda mais as coisas, o jovem rei Penteu declara a proibição do culto a Dioniso por toda a cidade de Tebas.

TRAMA
Dioniso entra no palco...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As Bacantes
  • As Bacantes
  • euripedes
  • Medeia, de euripedes
  • Biologia Euripedes
  • As bacantes electra
  • Eurípedes e Sófocles
  • Analise temática de medeia, euripedes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!