Eufemismo e Disfefismo

377 palavras 2 páginas
O EUFEMISMO E O DISFEMISMO
___________________________________________
Figuras de Linguagem O Eufemismo é uma espécie de perífrase, ou seja, é a atenuação, por substituição, de uma palavra ou expressão de sentido rude, desagradável, por outra de sentido agradável ou menos chocante. Por exemplo, o nome do Diabo: Arrenegado, Cão, Coisa-ruim, Tinhoso, etc.
A utilização do verbo descansar atenua o impacto da ideia de "morrer". A morte, na nossa cultura, ê considerada algo desagradável, assustador, daí a grande quantidade de eufemismos criados e utilizados para designar essa ideia - falecer, passar desta para a melhor, ganhar a vida, etc.:
● Depois de muito sofrimento, entregou a alma ao senhor.
● Quando a indesejada da gente chegar. (Manuel Bandeira)
● Era uma estrela divina que ao firmamento voou! (A. de Azevedo)
Outros exemplos:
● Ele faltou com a verdade. (= mentiu)
● [...] trata-se de um usurpador do bem alheio. (= ladrão)
● Vivia de caridade pública. (= esmolas)
● O aluno foi convidado a sair da escola. (= expulso da escola)
● Paulo não foi feliz nos exames. (= foi reprovado)
● Enriqueceu por meios ilícitos. (= roubou)
● Querida, ao pé do leito derradeiro. (= túmulo) (A. de Azevedo)
Como se vê, no eufemismo, existe uma intenção, por parte do falante ou do escritor, de não chocar o seu interlocutor ou leitor.
Expressões populares como: ir para a terra dos pés juntos, comer capim pela raiz, vestir o paletó de madeira; são exemplos de eufemismo. Entretanto o caráter cômico dessas expressões em situações de grande impacto como a morte, subtrai a função do eufemismo tornando-se disfemismo.
O Disfemismo é, simplesmente, o oposto do eufemismo. Enquanto no eufemismo ocorre a substituição de uma palavra ou expressão rude, desagradável, por outra de sentido agradável ou menos chocante, no disfemismo há uma substituição de termos normais por outros mais vulgares, rudes, desagradáveis:
● A esta hora, os mineiros soterrados, já

Relacionados