eudd

742 palavras 3 páginas
lor da tensão de cisalhamento varia da superfície para o interior da peça, onde pode atingir valores bem superiores ao da tensão média. O valor da tensão resistente foi obtido com base nas especificações da NBR 8800:2008.
Aço do parafuso
Tensão de ruptura à tração fu = 415 MPa
Passo 4 (Equipe)
Descrever as especificações, segundo a NBR 8800:2008 quanto à verificação de parafusos ao corte e interprete o valor da tensão resistente de cisalhamento, fornecido no Passo 2.
Passo 5 (Equipe)
Calcular as tensões de esmagamento provocadas pelo parafuso em todas as chapas da ligação da
Figura 2. Verificar a necessidade de se aumentar a espessura de uma ou mais chapas da ligação considerando uma tensão admissível de esmagamento de 700 MPa. Explicar porque se admite uma tensão superior à tensão de ruptura do aço, que é de 400 MPa.
Majorar os esforços, força P, por um coeficiente de segurança igual a 2.
Aço das chapas e tirantes
Tensão de escoamento fy = 250 MPa Tensão de ruptura fu = 400 MPa
Passo 6 (Equipe)
Calcular a largura da chapa de ligação do tirante (chapa vermelha) com base na tensão sobre a área útil. Considerar o diâmetro do furo igual ao diâmetro do parafuso acrescido de 1,5 mm. A tensão admissível de tração das chapas deve ser adotada igual a 250 MPa dividida por um coeficiente de minoração de 1,15. Majorar os esforços, força Ft de tração no tirante, por um coeficiente de segurança igual a 2.
Ft = ?
Engenharia Mecânica - 6ª Série - Resistência dos Materiais I
Paulo Cavalcante Ormonde
Pág. 8 de
12
Passo 7 (Equipe)
Calcular as distâncias do centro do furo até a borda das chapas de ligação para ambas as chapas com base na tensão sobre as áreas de rasgamento. A tensão admissível de rasgamento das chapas deve ser adotada igual a 350 MPa. Majorar os esforços, força Ft de tração no tirante, por um coeficiente de segurança igual a 2.
ETAPA 2 (tempo para realização: 4 horas)
 Aula-tema: Tensão e deformação
Esta atividade é importante para

Relacionados

  • Artigo: raça- genero
    38079 palavras | 153 páginas
  • A Hist Ria Da Arte Gombrich
    212808 palavras | 852 páginas