Eudcacao difusa

615 palavras 3 páginas
Resumo da pratica A Educação Difusa(Edna Ferreira)

A Educação Difusa é definido como um processo de repetição de comportamentos considerados desejados e essenciais para a perpetuação da cultura, sua característica era uma sociedade homogênea, com um saber aberto a todos igualmente. O conhecimento era passado de pais para filhos, as meninas aprendiam os afazeres domésticos e os meninos aprendiam a profissão do pai. O modelo desta educação veremos na Pré-História com as primeiras Sociedades Tribais que dá continuidade na Grécia, na Roma Antiga e estende-se ate os dias atuais passando por nós quase que despercebida como veremos na seqüência. As Sociedades Tribais(Edna Ferreira)

Na Pré-História as primeiras sociedades tribais eram estruturadas em torno de uma tradição, a educação era difusa ou seja através da repetição de comportamentos, mas com o passar do tempo o surgimento das novas técnicas, desenvolvimento do comercio e das primeiras cidades, apareceu a diferenciação da classes as classes inferiores se dedicavam ao trabalho e as privilegiadas dedicavam a administração, controle do trabalho e das tradições religiosas e morais. Educação na Grécia(Tatiana)

A educação na Grécia difundiu-se no momento em que surgiu o desenvolvimento do comercio e das primeiras sociedades, o que provocou a separação de classes . Os mais pobres dedicavam-se ao trabalho e os mais favorecidos dedicavam-se a administração do trabalho e das tradições religiosas e morais. Na Grécia os grandes pensadores provocam profundas mudanças no pensamento humano levando o ser humano a pensar criticamente surgindo assim o pensamento racional e filosófico.

A Educação em Roma(Janete)

Na Educação Romana a educação das crianças começava em casa sob a supervisão de seus pais, a mãe tinha um papel importante só nos primeiro cuidados. A criança era educada para ser um cidadão forte e saudável religioso e responsável.
Os objetivos principais eram:
1.

Relacionados