EUALINNE

545 palavras 3 páginas
Introdução

A Norma 9050 da ABNT - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade. Deparamos todos os dias com escadas, elevadores inadequados e portas estreitas, principalmente em construções antigas, além de apertadas vagas no estacionamento. Trata-se de um cenário considerado como normal em uma cidade. No entanto, esse mesmo cenário exclui um em cada mais de catorze brasileiros com determinados tipos de deficiência física. Para alterar essa situação é preciso vontade política, em face de providências que precisam ser tomadas nos edifícios utilizados pelas diversas esferas da população, e uma luta contínua no sentido de alterar essas situações nos variados ambientes privados.
Sabendo-se disso, iremos abordar nas próximas páginas alguns pontos de falha na execução e planejamento da Faculdade do Centro Universitário do Norte – Uninorte do curso de Arquitetura e Urbanismo, onde tais situações são voltadas á adequação da infraestrutura para o atendimento aos portadores de necessidades especiais.

Conclusão No estabelecimento de critérios e parâmetros técnicos de Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos – Norma 9050 foram considerados diversas condições de mobilidade e de percepção do ambiente, com ou sem a ajuda de aparelhos específicos, como: próteses, aparelhos de apoio, cadeiras de rodas, bengalas de rastreamento, sistemas assistidos de audição ou qualquer outro que venha a complementares necessidades individuais.

Esta Norma visa proporcionar à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção, a utilização de maneira autônoma e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos.

Relacionados