EUA uma potencia industrial

Páginas: 8 (1878 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO

No decorrer deste trabalho, vamos analisar o desenvolvimento e a atual situação dos Estados Unidos da America. Este foi o primeiro país não europeu a se industrializar e a se tornar uma potencia mundial, possuindo uma grande variedade de paisagens e agregações de inúmeros territórios, se destacando por sua forte influencia no exterior e por ser uma super potencia agrícola,industrial, econômica e militar.

























1. A FORMAÇÃO DE UMA SUPERPOTÊNCIA

Os Estados Unidos não chegou no topo do mundo econômico de forma fácil, passou por um longo processo, inclusive o da Guerra Fria, mas com o término da guerra os Estados Unidos assumiu a então posição de potencia econômica e militar do país.
Com a conquista alcançada pelo país queforam as Treze Colônias inglesas, trouxe série de fatores, como sua expansão territorial desde o litoral do Oceano Atlântico até o litoral do Pacífico, o que trouxe ao país mais de 7 milhões de quilômetros quadrados no centro da América do norte; e sua expansão planetária, que garantiu mais dois estados federados (Alasca e Havaí), além dos territórios não incorporados em vários lugares do mundo.2. A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ECONÔMICO

Enquanto os Estados Unidos implantava sua supremacia no mundo seu espaço econômico foi sendo organizado segundo as características assumidas pelo pais em escala global.Os agrícola ou Belts,constituem a terceira região geoeconômica do pais, caracterizado por diferentes processos de industrialização e que se misturam as faixas onde e praticada uma das maismodernas agriculturas do mundo.

2.1 O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO E AS REGIÕES INDUSTRIAIS

Na segunda metade do século XIX teve inicio o processo de industrialização, após o principal conflito estadunidense, a guerra civil americana conhecida também como guerra de secessão em que as elites do norte que eram formadas pelo predomínio da mão de obra assalariada, pequenas propriedades e umeconomia voltada para o mercado interno, venceram o sul agrário que já prevalecia o latifúndio, mão de obra escrava de origem africana e um mercado voltado para a exportação de gêneros agrícolas.
A burguesia formada por comerciantes capitalistas que criou condições para a industrialização da região nordeste do país, região que na época reunia condições para tornar os Estados Unidos a primeira naçãofora da Europa a realizar a Revolução Industrial, pois possuía:
Jazidas de minério de ferro em escudos cristalinos nos estados de Minnesota e Wisconsi;
Jazidas de carvão em bacias sedimentares nos estado da Pensilvânia e de Ohio;
Os grandes lagos, ligados pelo rio São Lourenço do Oceano Atlântico, que se tornaram importantes vias de transporte;
Um espaço integrado por ferrovias;
Mercadoconsumidor interno constituído de assalariados que compravam e vendiam mercadorias, estimulando dessa forma as atividades comerciais e industriais.

2.1 .1 PRINCIPAIS REGIÕES INDUSTRIAIS DOS ESTADOS UNIDOS

Manufacturing Belt ou Cinturão Fabril compreende a região que se estende do nordeste dos Estados Unidos até os grandes lagos. Área onde se iniciou a industrialização do país, forma atualmente amaior concentração urbana industrial do mundo.
Algumas das cidades localizadas nessa área foram ou ainda são especializadas em determinados ramos industriais. Chicago (a terceira maior cidade, capital do Meio-Oeste, localizada no estado de Illinois) se sobressaiu por suas industrias alimentícias. Aí está sediada a principal bolsa de valores de produtos agropecuários do mundo. Cleveland no estado deOhio destaca-se por sua produção siderúrgica e por ser importante centro médico e universitário. Detroit, considerada a capital do automóvel. New York, cidade global e a maior cidade estadunidense, abriga o principal porto do país, além de ser o mais importante polo turístico, cultural, comercial e industrial dos Estados Unidos e centro financeiro mundial. Boston, capital de Massachusetts,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como os EUA se tornaram uma grande potência
  • EUA- Potencia Mundial
  • EUA: Potência Hegemônica?
  • Eua potência mundial
  • Atividade industrial dos eua
  • Como os eua se tornaram a maior potência mundial
  • Como os EUA se tornaram a maior potência mundial
  • A Cidade Industrial nos EUA, A Escola de Chigagoe a Vanguarda Americana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!