EUA - INDEPENDÊNCIA e GUERRA DE SECESSÃO

Páginas: 5 (1129 palavras) Publicado: 8 de maio de 2014
EUA - INDEPENDÊNCIA e GUERRA DE SECESSÃO

1 - A INDEPENDÊNCIA:

O processo de independência dos Estados Unidos da América, teve, além da influência do ILUMINISMO (Movimento que defendia a Igualdade, a Liberdade e a Fraternidade), várias outras causas que justificaram este seu processo de independência:




Esse ARROCHO COLONIAL INGLÊS se dá em virtude da grande onerosidadecausada pela guerra trazendo grande problema financeiro mesmo com a vitória Inglesa. Desta forma inicia o chamado ARROCHO DO PACTO COLONIAL, aumentando o cerco colonial e o PACTO METROPOLITANO (já vimos), entre os colonos do Norte e do Sul.
Especialmente a Lei do Chá vai trazer desagravo para os comerciantes locais que vão se sentir prejudicados e isso vai gerar enorme tensão social entre estescomerciantes (colonos americanos) e a Metrópole Inglesa.
Como exemplo das proporções que essa tensão acabou por tomar citamos o famoso INCIDENTE DO PORTO DE BOSTON, onde alguns comerciantes, fantasiados de índios, atacaram navios que estavam transportando chá para a América, acabando por jogar ao mar toda sua carga.
Por conta desse acontecimento a Inglaterra vai adotar novo conjunto de leisaumentando ainda mais o “PACTO COLONIAL”. São as chamadas “LEIS INTOLERÁVEIS”.
Devemos recordar que existia, na época, o chamado COMÉRCIO TRINAGULAR que consistia nas trocas comerciais entre as Colônias do Norte que enviava às Antilhas roupas, alimentos e madeira, a as Antilhas que trocava o Run por ouro e negros na África, enviando-os, os negros, para as Colônias do Sul como escravos e o ouro emelaço para as Colônias do Norte.
Esse comércio triangular era o centro dinâmico da economia do Norte, assim, o fechamento do Porto de Boston acaba por acelerar as tensões sociais entre os Colonos e a Metrópole. Como resultado dessas tensões ocorrem as famosas reuniões da Filadélfia.

1º CONGRESSO CONTINENTAL DA FILADÉLFIA (1774)
Ainda tinha caráter separatista

2º CONGRESSO CONTINENTAL DAFILADÉLFIA (1775)
Este sim com claro caráter separatista

No ano seguinte, THOMAS JEFFERSON, SAMUEL ADAMS, THOMAS PEN, entre outros redigem a DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA.

A Inglaterra não aceitou pacificamente o fato e enviou sua Armada para reverter a situação, ocorrendo, no entanto, a participação da França em favor dos Colonos Separatistas na chamada“GUERRA DE INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS INGLESAS NA AMÉRICA DO NORTE”.

Após a guerra pela Independência Americana, em 1777 é criada a 1ª CONSTITUIÇÃO NORTE AMERICANA.

Após a consolidação da Independência, inicia-se um novo processo que vai contribuir para a ampliação dos Estados Norte-Americanos, ou seja, o processo de expansão territorial.

Das antigas Treze Colônias localizadas a Leste(Oceano Atlântico) da América do Norte, ocorre a conquistas de novos territórios em direção ao Oeste (Oceano Pacífico). Isso se dá não só por conquistas mas também por cessões de territórios pela Grã-Bretanha, França, Espanha e México. A este processo se deu o nome de “CORRIDA PARA O OESTE”, isso para cumprir o que se chamou de “DESTINO MANIFESTO”.
Segundo os Colonos pioneiros era uma vontadeDivina (Manifestada por Deus), que do Atlântico ao Pacífico fosse uma só civilização branca de cultura Anglo-Saxônica. Além desses fatores, outros contribuíram para o processo de expansão territorial norte-americano:
Essa mesma expansão territorial também vai acabar contribuindo para um segundo processo muito mais importante na história norte-americana, sendo chamado de “A 2ª REVOLUÇÃOAMERICANA” – A GUERRA DE SECESSÃO.

2 - A GUERRA DE SECESSÃO:

Os motivos que levaram a esse acontecimento remontam ao princípio da Colonização Inglesa nas Treze Colônias.
Lembremo-nos que no Norte e na parte central do litoral leste da América do Norte desenvolveram-se as “Colônias de Povoamento” (pequenas propriedades, comércio, mercado interno e desenvolvimento da burguesia mercantil), e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A História dos EUA
  • Guerra de Secessão
  • guerra de secessão
  • guerra de secessão
  • guerra de secessão
  • Guerra de Secessão
  • A guerra de secessão.
  • GUERRA DA SECESSÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!