eu123456

4015 palavras 17 páginas
eu
.ppppppppppppppppppppppppppppp
pppppppppppppppppppppppp pppppppppppppppppppppppppppp pppppppppppppppppppppppppp pppppppppppppppppppppppppppppp Aprendizagem de Administração de Ma teriais Centrada no Participante:
Um estudo Comparativo
Autoria:
Waldemar Hazoff Jr., Antonio Carlos Aidar Sauaia
Resumo
A carga quantitativa presente em disciplinas de Administração tem provocado desconforto nos alunos que buscavam conteúdos humanistas ao optarem pelas Ciências Sociais Aplicadas.
O desconforto se agrava ainda mais quando a disciplina é oferecida às sextas-feiras no período noturno, comprometendo-se a aprendizagem.
Formatou-se um estudo com quatro turmas de alunos (matutino e noturno) em duas instituições privadas onde a disciplina Administ ração de Materiais e Bens Patrimoniais foi ministrada segundo dois procedimentos: P
1
centrado no professor e P
2
centrado nos alunos.
Ambos fizeram uso das mesmas atividades encadeadas de maneira distinta, alternando-se aulas expositivas centradas no professor, exercí cios centrados nos alunos e testes objetivos para avaliação de desempenho.
O tratamento estatístico dos dados comprovou efeitos significativamente distintos nos procedimento s adotados, com desempenho superior (significância de 1%) na abordagem centrada nos alunos em ambas as instituições (IES).
Conclui-se que além da atitude positiva e determinada do docente, a simples escolha de um procedimento menos centrado no professor e mais orientado para os alunos pode aumentar a eficiência do processo educacional sem que sejam necessários gastos adicionais.
Introdução
A sociedade complexa torna cada vez mais evid ente a necessidade de formação e capacitação para o mercado de trabalho. A diversidade de opções, a fragilidade do conhecimento e a responsabilidade social têm exigido maior empenho dos atores.
No Brasil, setores da sociedade têm demonstrado preocupação com os aspectos sociais e com o desenvolvimento de políticas de

Relacionados