Eu e tu

981 palavras 4 páginas
1) Quais são os tipos de pesquisa mercadológica existentes?

São: Pesquisa de produto, pesquisa de segmentação, pesquisa de distribuição, pesquisa de análise de vendas e pesquisa de comunicação.

2) Quais são os quatro principais métodos de pesquisa que você conhece? explique-os.

Pesquisa de mercado qualitativa: Compreende as relações de consumo em profundidade através de análise qualitativa das informações obtidas. ex: Como as pessoas compram? por que compram? que imagem têm do produto? normalmente usada para pequenos números de respondentes - não generalizável para o todo da população - a significância estatística e nível de confiança não são calculados. Exemplos deste tipo de método são os focus groups, entrevistas em profundidade, e técnicas de projecção.

Pesquisa de mercado quantitativa: Busca uma análise quantitativa das relações de consumo, respondendo a questão "Quanto?" para cada objetivo do projeto de pesquisa que tenha adotado esta metodologia. Estudos realizados à partir de amostras da população, utilizando cálculos estatísticos. geralmente usada para tirar conclusões - testa uma hipótese específica - usa técnicas de amostra por forma a poder fazer inferências a partir da amostra para a totalidade da população. Envolve um grande número de respondentes. Exemplos: Inquéritos estatísticos e questionários.

Técnicas de observação:o pesquisador observa o fenómeno social no seu ambiente natural. As observações podem ocorrer transversalmente (observações feitas de uma vez) ou longitudinalmente (observações ocorrem ao longo de determinados períodos). Exemplos são a análise do uso de produtos e a utilização de cookies para observar comportamento na internet.

Técnicas experimentais:o pesquisador cria um ambiente quase artificial para tentar controlar fatores espúrios e depois manipula pelo menos uma das variáveis. Exemplos são laboratórios de compra e testes de mercado. Muitas vezes os pesquisadores usam mais do que uma técnica. Eles podem

Relacionados