Eu e mais eu

1220 palavras 5 páginas
A origem da ginástica na Alemanha

Por volta de 1800, a Prússia (hoje Alemanha) era dominada pelos franceses, até que o rei Frederico Guilherme III, depois de evitar o confronto entre prussianos e franceses, convenceu-se de que a guerra era inevitável. No dia 26 de setembro de 1806 o rei anunciou ao seu povo a ruptura com Napoleão declarando guerra à França dando inicio a chamada “Batalha de Jena”. As tropas prussianas estavam em campanhas (batalhas) há mais de dez anos e não acreditavam que os franceses teriam condições de enfrenta-los em campo aberto. Um erro primário e decisivo, sem planejamento e ordem, os prussianos foram derrotados de forma vergonhosa. Ao longo do século XIX, desenvolve-se a ginástica na Alemanha. A partir do trabalho de Guts Muths e Jhan, que apesar de terem alguns objetivos em comum, o fortalecimento físico e moral da população. Diferenciavam-se pelo patriotismo de Jhan cujo objetivo maior era preparar indivíduos com capacidades para atuar no exercito, enquanto Guts Muths dedicava-se à parte pedagógica educacional. Johann Friedrich Cristoph Guts Muths (1759-1839)

Guts Muths foi de grande importância para o desenvolvimento da ginástica Alemã. Teologo e pedagogo escreveu, em 1793, o livro “Gymnastik fur die Jungend” (ginastica para juventude), baseado na experiência que teve como professor na instituição Schnepfenthal, que foi considerado o primeiro trabalho sobre o assunto. Com sua ideia de ginástica mais voltada para a pedagogia, Guts Muths foi influênciado muito por Rousseau ( filósofo da época), e afirma em seu livro que:
[...] ciente de que uma verdadeira teoria da ginástica deveria ser elabora baseada em princípios fisiológicos, e a prática de cada exercicios regulada pelas qualidades fisicas de cada indivíduo, mas tal perfeição não é esperada deste trabalho, feito somente pela genuína experiência de 8 anos de prática, que me convenceram que a ginástica é necessária é educação [...] (Guts Muths, 1800, p. VIII).

Relacionados