Eu e Ela

681 palavras 3 páginas
Exposição Fotográfica

EU E ELA

NÁDIA PALMA

2014­
Introdução

A identidade está relacionada com o conceito de alteridade, que consiste na ideia de que é necessário existir o outro e suas características para defini-los assim, por comparação. Dessa forma eu apenas existo a partir do outro, da visão do outro, da realidade do outro, o que me permite enxergar o mundo a partir de mim mesmo e da visão de outro. Ao conviver com uma pessoa com caracteres muito parecidos com os meus, partilho de uma noção de identidade bem mais ampla do que aquela de um ser isolado, solitário.
Esses retratos representam a multiplicidade de realidades diferentes que interdependem das mesmas para existir, e ao mesmo tempo, mostra a intimidade e proximidade entre duas pessoas com mesmas fisionomias. Annateresa Fabris, eu seu livro Identidades virtuais já dizia "Você não é você enquanto observado". A construção do meu eu-individual foi criada a partir dessa existência perante o outro, dessa visão do outro em relação e comparação ao meu ser. Este trabalho fotográfico apresenta três fotografias, sendo uma delas a junta posição de duas fotos.

Interpretação dos elementos da Fotografia

As fotos em PB possuem uma pequena profundidade de campo onde os retratados apresentam-se no primeiro plano e o fundo foi zerado. As fotos possuem um plano bem fechado, para mostrar detalhes e fazer referência à intimidade do autorretrato. A posição dos retratados, suas formas e características se contrapõem; juntam-se conforme nosso olhar percorre pela fotografia. Cria-se um sentimento de curiosidade ao se comparar um retratado com o outro.
O conjunto das três fotos mostra de diferentes ângulos, essa correlação entre os personagens. A segunda foto, cuja construção consiste em duas fotos compostas em uma, nos trás a ideia de transformação, mudança. Mas somente ao se movimentar pelo cenário é que você percebe que são duas pessoas ali expostas. É necessária uma

Relacionados