eu sou eu

380 palavras 2 páginas
CONHEÇA SUA BÍBLIA

História Sagrada
De Éden a Éden transcorre a história da ação de Deus, vivida entre os homens. A Bíblia é o único livro que vai, de modo completo do princípio ao fim; começapela menção das coisas criadas e termina na consumação do mundo.
Entre esses extremos que representam a inserção do tempo na eternidade, temos a História Sagrada, que pode ser sintetizada nasseguintes palavras: Israel, Cristo, Igreja.

Lição 1 - Primórdios (Gênesis 1-11)
Quanto a este período inicial, de 1 a 11 de Gênesis, nós o dividimos em três fases: Éden, Dilúvio e Babel.
Estamosdesignando pela palavra Éden, não apenas a citação geral e a criação do homem, mas também a descrição do Éden, a Queda, a mensagem aos descendentes imediatos de nossos primeiros pais, até o capitulo cinco,em que há uma genealogia. Tal é o que queremos englobar nesta palavra: Éden: cap. 1 a 5.
A fase do Dilúvio, vai do cap.6 ao 10. Além da narração referente a corrupção do gênero humano e o anúnciodo dilúvio, conta-se como Noé e sua família entram na arca e como descem as águas do Dilúvio. Há experiência de Noé para ver se realmente a arca já repousava em terra, até que sai da arca. No capitulonove há menção do pacto que Deus fez com ele e alguma narrativa subsequente sobre sua biografia. No cap. 10, seus descendentes, o que constitui uma nova genealogia.
A história da Babel está no cap.11. A terra tinha, até então, a mesma língua; acontece a confusão de línguas e consequente fracasso da humanidade em entender-se.
Os primeiros 11 capítulos de Gênesis constituem uma parte distinta dolivro, e uma das fases distintas da história. São os primórdios, os princípios de todas as coisas. Do capítulo 12 em diante, inicia-se, propriamente a história do povo de Israel, com a vida dospatriarcas. Abrão é o ponto de partida.

A mensagem Espiritual: Embora Deus seja o criador de todas as coisas, a Bíblia não é uma revelação de todas as coisas, a Bíblia vem nos trazer uma mensagem a...

Relacionados