Eu mesmo

362 palavras 2 páginas
Artur Alípio Bárrio de Souza Lopes (Porto / Portugal, 1945) , passou a morar no Rio de Janeiro em 1955. Seu interesse e dedicação pela pintura começou em 1965 e dois anos depois iniciou seus estudos na Escola Nacional de Belas Artes. Nessa época produzia“diários de bordo” (cadernos com anotações em linguagens verbais e não verbais, símbolos, desenhos, estudos das formas, cores, luz e sombra, entre outras.

No final da década de 60, passou a realizar projetos de instalações e performances. Em 1969, iniciou “Situações” – trabalhos de grande impacto, acometidos com materiais orgânicos como lixo, papel higiênico, dejetos humanos e pedaços de carnes em estado de putrefação (como a obra Trouxas Ensanguentadas). Com tais projetos, ele causava algumas de suas intervenções no espaço urbano. No mesmo ano, participou do Salão de Bússola no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Artur Barrio (Porto, 1945) é um artista plástico Luso-brasileiro que vive no Rio de Janeiro desde1955.
Ingressou na Escola de Belas Artes em 1967 e foi um dos primeiros artistas a realizar gigantescasinstalações com composições caóticas, onde misturava múltiplos elementos.
Participou de exposições no Brasil e no exterior, entre elas, do Salão de Bússola no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1969); da exposição Information, em Nova Iorque (1970); e da Documenta 11 de Kassel (2002), na Alemanha, um dos mais importantes eventos de arte contemporânea do mundo. Foi vencedor do Premio Velázquez em 2011, e representante único do Brasil na Bienal de Veneza, no mesmo ano.
A maioria de suas obras não pode ser guardada em museus nem pendurada na parede. Ele fazarte conceitual, cria performances, e valoriza a experiência e não a imagem ou o objeto. Suas intervenções caracterizam-se pela utilização de materiais efêmeros e precários, como o sal, o papel higiênico, o sangue, o pó de café, o pão, acarne. Uma de suas obras mais conhecidas é justamente a intitulada Livro de carne, um pedaço de carne

Relacionados