Eu, Eu mesmo

1578 palavras 7 páginas
Quando falamos de restauro ou de preservação, entendemos de maneirageral, que estamos reavendo a forma de alguma coisa, que está arruinada ouainda há algo a se salvar, portanto algo que existia que sofreu danos e que sequer de alguma maneira preservar e assim prolongar sua existência. Restauro é a forma pela qual se consegue de alguma maneira preservar algo, mas nem sempre a preservação vem seguida de restauro.
Podemos restauras diversas coisas, entre elas, uma escultura, uma pintura, obras de arte, edifícios e também objetos, ou em determinados casos, cidades inteiras ou grandes áreas naturais.
Preservar o nosso patrimônio cultural, não é ação que deva paralisar a vida e as coisas. Devemos assumir frente ao passado uma postura de compreensão, respeito e convívio: devemos viver e construir nosso presente e nele conviver com o passado, porque o que somos hoje também espelha o esforço coletivo daqueles que nos antecederam.
Os edifícios, as cidades e os ambientes estão em constantes transformações e muitas vezes o velho tem que dar lugar ao novo. As transformações das grandes cidades trazem aos bens culturais impactos de proporções extremas, por conta disso vemos nosso patrimônio histórico, em especial o arquitetônico, desaparecerem de repente.
Uma sociedade se concretiza por meio de longa vida em comum de determinada comunidade num território determinado. A comunidade territorial deve, portanto, coexistir com a comunidade idiomática e a comunidade de vida econômica. A língua comum, além de permitir a comunicação humana, atua como instrumento da cultura. As atividades econômicas fornecem os artefatos que, produzidos no curso da história, constituirão determinada civilização material. Contudo, essa civilização não existirá se não se estabelecerem entre os membros de uma comunidade pontos comuns que constituam suas referências culturais e de identidade.
A cultura não é um resultado dos empreendimentos materiais de um simples sentido prático. A

Relacionados