EU EU HHT

Páginas: 5 (1249 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O painel da loja representa todo o templo e mostra todos os símbolos maçônicos necessários para o desenvolvimento dos trabalhos do seu respectivo grau.
A loja é o local onde trabalhamos. Ela tem o formato de um quadrilongo, com o comprimento do Oriente ao Ocidente, largura do Norte ao Sul, altura da Terra ao Céu e a profundidade da Superfície ao Centro da Terra. Representa o Universo.
Aorientação do Templo vai de Leste a Oeste, ou do Oriente para o Ocidente, pois o primeiro é de onde vem a Luz, simbolizando o mundo invisível, o abstrato, o mundo espiritual. Já o Ocidente é para onde se dirige a Luz. Simboliza o mundo visível, que nossos sentidos alcançam tudo que é natural. SEGUNDA INSTRUÇÃO DO GRAU
O painel da loja representa todo o templo e mostra todos os símbolos maçônicosnecessários para o desenvolvimento dos trabalhos do seu respectivo grau.
A loja é o local onde trabalhamos. Ela tem o formato de um quadrilongo, com o comprimento do Oriente ao Ocidente, largura do Norte ao Sul, altura da Terra ao Céu e a profundidade da Superfície ao Centro da Terra. Representa o Universo.
A orientação do Templo vai de Leste a Oeste, ou do Oriente para o Ocidente, pois oprimeiro é de onde vem a Luz, simbolizando o mundo invisível, o abstrato, o mundo espiritual. Já o Ocidente é para onde se dirige a Luz. Simboliza o mundo visível, que nossos sentidos alcançam tudo que é natural.
A exemplo, a orientação de nossa oficina do Or.'. ao Oc.'. e de N.'. ao S.'. que representam toda a grandiosidade e compromisso de nossa Instituição com os acontecimentos da humanidade, notrabalho árduo e incessante da Maçonaria em laborar a favor do desenvolvimento do homem para sua plenitude.

Sustentando nossa Loja vemos as três grandes colunas assim conhecidas SABEDORIA, FORÇA e BELEZA, que nos remetem aos princípios básicos que devem dirigir o aprendizado Maçônico, respectivamente:
SABEDORIA – para através do discernimento, dar orientação aos nossos atos e pensamentos.
FORÇA– que deve ter todo o Maçom para superar as adversidades do mundo profano e aprofundar-se mais e sempre nos Augustos Mistérios da maçonaria.
BELEZA - item importante e que deve estar sempre muito bem enraizado no coração de todo o Maçom, para que sejamos instrumentos de proliferação do amor emanado através do G.'.A.'.D.'.U.'.
Descobrimos também no interior de nossa Loj.'. as luzes, que dentreelas, o SOL representando o G.'.A.'.D.'.U.'. está sempre simbolizando toda a glória e esplendor do Criador, aquecendo-nos com seus raios energizantes e curativos, não apenas do corpo, mas principalmente, da alma.

O PAVIMENTO MOSAICO que, com seus quadrados brancos e pretos, remetem o Maçom à humildade que lhe deve ser inerente, perante as mais variadas representações da Fé no Criador,orientando-nos para o caminho da tolerância e desapego aos preconceitos quando nos deparamos com conceitos diversos de religiosidade mas, que não representando nenhuma afronta às Leis Maçônicas, devem ser respeitadas e vistas como a exteriorização do amor ao G.'.A.'.D.'.U.'.

Esta tolerância, deve se dar apenas no sentido de desapego à conceitos pré-concebidos que nossa vivência no mundo profanoeventualmente nos faz incorporar, e o respeito às religiosidades humanas tem a finalidade de busca a uma harmonia Universal.

A ORLA DENTADA, simbolizando o princípio da Atração Universal a unirmos cada vez mais, nos mais variados níveis de convivência social, quer seja em nossos círculos de amizade, de família ou de fraternidade em torno de nossa Loj.'. e com nossos irmãos em todo o mundo, através do AmorFraternal.

O ESQUADRO e o COMPASSO, cujas pontas estão ocultas, nos lembra de que, enquanto não estiver completo o nosso trabalho de desbastamento da P.'.B.'. jamais poderemos fazer uso deste.

Nesta Instrução também nos são apresentadas as JÓIAS MÓVEIS que são:
ESQUADRO, representa a retidão que o Ven.'.M.'. deverá ter em seus trabalhos e sentimentos perante seus obreiros ea Loj.'.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!