Eu eu eu

251 palavras 2 páginas
Determinação de Ácido Acético em Vinagre

Ana Carla Ferreira Costa
Bianca Maria de Carvalho
Pâmela Rossi dos Reis

Barbacena, 29 de março de 2012.

1. Introdução

O vinagre é um condimento de largo uso produzido pela fermentação de matérias amilosas. O vinagre comestível é uma solução aquosa diluída onde predomina o ácido acético proveniente da oxidação bacteriana do etanol da cana, das uvas ou de outras frutas. Embora o vinagre contenha outros ácidos orgânicos o teor de acidez é expresso em termos de ácido acético. A solução contém de 4 a 8% m/v de ácido acético.

O ácido acético, bem como a maioria dos ácidos orgânicos, é um ácido fraco e deve ser determinado por reação com uma base forte com a qual reage rápida e completamente sendo, portanto, compatível com o método volumétrico. O titulante geralmente usado é a solução padronizada de hidróxido de sódio com concentração em torno de 0,1 mol/L.

O produto da reação é a base conjugada CH3COO-(acetato). O pH de uma solução 0,1 mol/L de acetato de sódio é 8,7 e o de uma solução 0,01 mol/L é 8,2. Isto implica que o indicador usado deverá ter a zona de viragem em torno desse valor; a fenolftaleína é perfeitamente adequada para esse propósito uma vez que a sua zona de transição é de 8,0 a 10,0.

[pic]

2. Objetivo

Determinar a concentração de ácido acético no vinagre através de uma volumetria de neutralização

Relacionados