Etologiaecomportamento

7077 palavras 29 páginas
1
ETOLOGIA E COMPORTAMENTO SOCIAL (*)
Ana Maria Almeida Carvalho (**)

1. A PERSPECTIVA ETOLÓGICA NO ESTUDO DO SER HUMANO
Hinde (1976) distingue quatro tipos de contribuições que o estudo do comportamento numa perspectiva etológica oferece para o estudo do ser humano.
Num primeiro nível, pode-se falar de uma contribuição metodológica: os procedimentos de observação, descrição, experimentação e análise, desenvolvidos para o estudo do comportamento animal podem ser - e têm sido - utilizados no estudo do ser humano.
Vários exemplos desse tipo de contribuição podem ser citados: o procedimento de análise motivacional, aplicado a dados obtidos através da observação de crianças em grupo, permitiu a Blurton Jones diferenciar episódios de agressão e "brincadeiras turbulentas" (Blurton Jones, 1987); a descrição minuciosa de movimentos faciais e de seus contextos de ocorrência levou Eibl-Eibesfeldt a demonstrar a universalidade de diversos componentes da comunicação não-verbal humana (Eibl-Eibesfeldt, 1970;
1978); experimentos com modelos utilizados para investigar as propriedades de estímulo responsáveis pela eliciação de comportamentos expressivos como o sorriso e o choro em bebês (Hinde, 1974); etc.
Outro tipo de contribuição, também relacionado a questões metodológicas, se refere à possibilidade de utilização de resultados obtidos em estudos de comportamento animal para a complementação, confirmação e/ou aprofundamento de conhecimentos sobre o ser humano. Esta contribuição, que Hinde chama de "prática", se torna útil especialmente no contexto de problemas em que a experimentação com seres humanos é impossível ou inconveniente. Um exemplo clássico deste tipo de contribuição se encontra nos estudos de isolamento social e de separação mãe filho em primatas não-humanos (Harlow, 1969; Hinde, 1972). Embora uma transposição direta de resultados não seja possível, dada a importância atribuída pela Etologia às diferenças interespecíficas (como veremos adiante), esses estudos

Relacionados