ETOLOGIA

Páginas: 4 (807 palavras) Publicado: 11 de abril de 2015
A etologia é uma ciência que estuda o comportamento das espécies animais, sua evolução e adaptação, relacionamento entre mesma ou diferente espécie, a relação dos animais com os seres humanos emdiversas situações e experiências com animais para o avanço de pesquisas sobre o comportamento humano.
A psicologia nas facilita entender melhor como as pessoas pensam, sentem e agem. Ela é definida comoo estudo científico do comportamento e mente humana. Cabe à psicologia estudar questões ligadas a aprendizagem, pensamento, memória, inteligência e ação.
A etologia pode ser ferramenta de psicologiacomo evidenciado nos estudos:
Coração de mãe: entre o carinho e a ameaça
Para a biologia, existe uma explicação física para o infanticídio, onde é desencadeada no parto uma queda nos hormônios ealterações no sistema nervoso. O que é considerado um crime para o ser humano, no mundo animal esse comportamento também ocorre e de forma semelhante.
Em estudos realizados por Flávia Cardoso de Jesus eLarissa Friebe Caxambu, elas acreditam que esse comportamento tinha vantagem evolutiva no passado para a sobrevivência. Mas, mesmo com a qualidade de vida que temos hoje em dia, o lado primitivo ebiológico acaba falando mais alto, o que leva a mãe a ver o próprio filho como ameaça.
Animais: tão inteligente quanto nós?
O homem sempre afirmou ser a única espécie inteligente capaz de estabelecerraciocínios, aprender e memorizar. Porém, cada vez mais a ciência prova que a mente dos animais é muito mais sofisticada e complexa do que se imaginava. Não se pode mais fazer comparações, cada espécieanimal tem suas próprias capacidades.
Para as formandas Dulce F. de Carvalho, Kassiana R. dos Santos e Letícia Dalanhol, não somos os únicos capazes de inventar, planejar ou observar a nós mesmos.Existem animais com percepções do mundo diferentes das nossas, com inteligência desenvolvida de maneira diferente a que estamos habituados.
Formação de grupos: vantagens para alguns, dor para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etologia
  • Etologia
  • etologia
  • Etologia
  • Etologia
  • Etologia.
  • Etologia
  • Etologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!