Etologia dos bovinos

Páginas: 23 (5567 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
INTRODUÇÃO

Desde que se iniciou a domesticação dos animais de produção, a relação entre homem e animal tem sido cada vez mais próxima. Os bovinos são animais com hábitos já muito conhecidos pelo homem. Os bovinos dependem do homem para fornecer abrigo, nutrição e cuidados em geral, enquanto o homem se beneficia do seu leite, da carne, do couro, etc.
Nesta obra, descreveremos ocomportamento dos bovinos com os membros de sua espécie, do seu grupo, seus hábitos alimentares (o que comem? qual o valor nutritivo de cada dieta?) as diferentes entre pastagens e alimentos concentrados.
Outros fatores importantes a serem observados serão os comportamentos reprodutivos, por que reproduzir, quais são as técnicas de reprodução e os cuidados que devemos ter com machos efêmeas que estão se preparando para a reprodução. Depois do nascimento da cria, como essa fêmea se comporta com esse novo indivíduo no grupo, além de finalizarmos com a interação entre homens e bovinos nos dias atuais, como eles são manuseados e como está sua qualidade de vida, independente da sua finalidade (leite ou corte).




















2. REVISÃO DA LITERATURA

2.1Comportamento Social
Bovinos são considerados animais sociais, de comportamento gregário, no qual cada indivíduo tem seu comportamento modificado pela presença de outro. São considerados presas e não predadores, por este motivo deve-se manter certa distância de segurança (média de 4 a 6 metros), que são respeitadas pela espécie.
O sistema de produção adotado na bovinocultura de cortealtera consideravelmente a estrutura social, pois a composição dos lotes de animais é feita com indivíduos do mesmo sexo, idade e estado fisiológico. Esses fatores alteram uma série de características sociais dos bovinos, no entanto, algumas características biológicas persistem dentro das interações sociais, sexuais e interações materno-filiais.
Sob condições de manejo os grupos seorganizam, ao serem colocados juntos, em uma ordem hierárquica, determinada através de encontros agonísticos (brigas). Neste caso cada animal define sua posição como dominante ou submisso em relação a outro do mesmo grupo, por meio de embates par a par, compondo ao final uma ordem social dentro do rebanho, que tende a uma estabilidade, ainda que temporária, e definirá prioridade no acesso a recursos deinteresse: alimento, sombra, água, fêmeas em estro, etc. Esta estabilidade social depende do reconhecimento entre os animais, do estabelecimento da posição social e da memória dos encontros sociais que estabeleceram o status social. A ordem social tende a ser linear em grupos menores, e mais complexos em rebanhos maiores.
A ordem social entre os bovinos é definida pelo tamanho do animal eidade. Outros fatores como tamanho e forma dos chifres, temperamento, experiência em lutas anteriores, sexo, raça e saúde são importantes para o posicionamento social dentro de um rebanho. Uma vez definida a hierarquia social num rebanho a ordem é estável e as posições respeitadas; disputas e desavenças são raras e as categorias são mantidas com simples ameaças. Atritos são novamente presentes seanimais estranhos são introduzidos no grupo.
O efeito que a presença dos chifres tem sobre o poder de dominância de um indivíduo, pois animais aspados tendem a ser mais agressivos e a dificultar o manejo junto com outros machos além de obviamente aumentarem a probabilidade de contusões e ou lesões que comprometem tanto a qualidade da carne como do couro. Alguns trabalhos têm sugerido queexistem raças que tendem a ser mais dominantes em relação a outras quando mantidas no mesmo grupo.
O tamanho do grupo e a densidade interferem na definição das condições sociais. Se o espaço for considerável pode ocorrer diminuição da agressividade mesmo em densidade alta, pois um dado animal teria condições de se afastar de outro, diminuindo os encontros competitivos.
Devido aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ETOLOGIA
  • Etologia
  • Etologia
  • etologia
  • Etologia
  • Etologia
  • Etologia.
  • Etologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!