Etnorracialidade

459 palavras 2 páginas
PROJETO CULTURA ETNORRACIAL INDÍGENA E NEGRA
Parceira da Equipe Pró - Selo Unicef 2011
A Escola Dr. Dirceu de Almeida Desenvolverá o

PROJETO DE CULTURA ETNORRACIAL INDÍGENA E NEGRA

PRÓ - SELO UNICEF 2011

Rosângela Gomes da Cruz
Márcia Gomes da Silva
Jeane Silva da Costa
Lafaete Ribeiro
RosielI Alves Chiaratto

CULTURA ETNORRACIAL INDÍGENA E NEGRA

1- APRESENTAÇÃO:

O Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural, e diversificada em sua identidade: é índio, afro-descendente, imigrante... Contudo, ao longo de nossa história, têm existido preconceitos, relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de ter uma vivência plena de sua cidadania. As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos, na produção de conhecimentos, etc.
A diferença entre culturas é fruto da singularidade desses processos em cada grupo social. Tratar da diversidade cultural, reconhecendo-a e valorizando-a, é atuar sobre um dos mecanismos de exclusão, tarefa necessária, ainda que insuficiente, para caminhar na direção de uma sociedade mais democrática.
Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco lingüístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques (Amazônia) e caraíbas (Amazônia). Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 200 etnias

Relacionados