ETNOMATEMÁTICA: DA TEORIA À PRÁTICA

Páginas: 5 (1059 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA
LINCECIATURA EM MATEMÁTICA
JURGLEDES DOMINGUES SANTANA






ETNOMATEMÁTICA: DA TEORIA À PRÁTICA























EUNÁPOLIS
2012

JURGLEDES DOMINGUES SANTANA











ETNOMATEMÁTICA: DA TEORIA À PRÁTICA

















EUNÁPOLIS
2012

TEMA
Etnomatemática2. PROBLEMÁTICA
De que forma poderá ser feita a inclusão da Etnomatemática em escolas de ensino médio da rede pública de Eunápolis para auxiliar no processo ensino aprendizagem?

3. HIPÓTESE
Provavelmente uma inclusão da Etnomatemática em escolas de ensino médio da rede pública de Eunápolis proporcionará uma discussão, pesquisa e reflexão aos professores de matemática na educação, indicandouma nova postura aos educadores .

OBJETIVO GERAL

Contribuir com o processo de inclusão da Etnomatemática em escolas de ensino médio da rede pública de Eunápolis, conscientizando os alunos e professores da importância da matemática para sua formação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Discutir sobre a Etnomatemática como meio de facilitar o processo ensino-aprendizagem da matemática a partir doconhecimento prévio do educando;
- A partir de atividades e práticas pedagógicas voltadas para o cotidiano do aluno, estimular os alunos para o envolvimento em atividades, preservando seu conhecimento prévio.

JUSTIFICATIVA

Entendemos que a Inclusão Etnomatemática em escolas de ensino médio da rede pública de Eunápolis possa contribuir como meio para que os alunos busquem vivenciar com arealidade que envolve o contexto escolar, levando em consideração os contextos socioculturais, as diversidades, os diferentes saberes e fazeres. Desta forma poderá contribuir para o desenvolvimento de processos de pensamento e a aquisição de atitudes, cuja utilidade e alcance transcendem o âmbito da própria Matemática, podendo formar no aprendiz a capacidade de resolver problemas simples, gerandohábitos de averiguação, proporcionando confiança e desprendimento para analisar e enfrentar situações novas, além de desenvolver a criatividade e outras capacidades pessoais.
O aluno aprende de várias maneiras, a grande maioria fora do ambiente escolar. O professor não é detentor do saber, essencial nesse processo. No entanto, esse conhecimento é fragmentado, disperso e muitas vezes não focalizado,isso torna muitas vezes a aula cansativa, tornando a disciplina de matemática uma das principais responsáveis pela reprovação em todos os níveis de ensino. Cabe ao professor dar sentido às inúmeras informações recebidas em condições muito distintas e, naturalmente, sem um foco pré-definido. Essa riqueza de informações, obtida de forma caótica, deve produzir conhecimento focalizado numa nova ação.METODOLOGIA

A realização dessa pesquisa perpassa pelas fases exploratória, de planejamento de coleta de dados e evidências. Primeiramente, será realizada uma pesquisa bibliográfica-documental para uma fundamentação teórica, análise dos resultados e construção da dissertação. Não se resume, pois, a um levantamento de dados e informações de um caso. Na posse desses dados, será iniciado umestudo de caso com vistas na verificação das hipóteses.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo D’Ambrósio, a matemática tem sido concebida e tratada como conhecimento congelado, criando barreiras entre o educando e objeto de estudo por não possuir a dinâmica do mundo no qual o mesmo está inserido. A condução do método de ensino tradicional da matemática como linguagem, apresenta características daatribuição de dificuldade à disciplina matemática. Com o propósito de melhorar a educação e suas diversas formas de ensinar matemática muitos professores aplicam jogos matemáticos com o intuito de enriquecer e diversificar suas dinâmicas de sala de aula, já que a disciplina ainda é conhecida como um “bicho de sete cabeças” dos alunos, isto fica claro com a seguinte afirmação do autor:

É muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teória e Prática
  • Teoria e pratica
  • Teoria e pratica
  • teoria e pratica
  • Teoria e Prática
  • Entre teorias e praticas
  • Teoria e pratica
  • A Teoria e a Prática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!