Etnologis

738 palavras 3 páginas
Universidade Nilton Lins
Curso: Psicologia 012

2ª Resenha: Capítulo 2; Crise + Contato = Etnologia
Tendo e consideração no que foi exposto no texto, foi possível notar que a Etnologia é considerada um ramo das ciências humanas que tem por objeto o conhecimento do conjunto dos caracteres de cada etnia, a fim de estabelecer as linhas gerais da estrutura e do desenvolvimento das sociedades. A etnologia não é possível ser realizada se os Antropólogos não se disponibilizarem a conhecer e aceitar a culturas de na etnia a ser “explorada”. Para isso criaram o trabalho de campo, através suas próprias fontes de pesquisa têm que realizar observações diretas, devem assim efetuar suas pesquisas campo. Teriam que aprender não apenas a viver entre ele, mas aprender a viver como eles. Teria que ser patológico na sociedade dele, o que é patológico na minha, sem a haver o Etnocentrismo.
Etnocentrismo pode ser definido como a visão demonstrada por alguém ( ou grupo) que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.
O etnocentrismo trata-se de uma observação de forma autentica daquilo que é considerado diferente. Por exemplo, em alguns países o consuma da carne da vaca faz parte da vossa cultura. Já em outros, a vaca é considerado como algo que está à cima de tudo, como um “Deus”, consumindo assim apenas o leite oferecido pela mesma. Assim, o que aqui é exótico, lá não necessariamente é. Outro exemplo, é a vestimenta, pois, tomando como base o costume do homem urbano de qualquer grande centro brasileiro, certamente a pouca vestimenta dos índios, são vistas com estranheza. Da mesma forma, um estrangeiro, ao chegar ao Brasil, vindo de um país qualquer com muita formalidade, pode, ao ser recepcionado, estranhar a simpatia com que possivelmente será tratado, mesmo sem ser conhecido.
Na história do Ocidente, esta configuração manifestou-se em três momentos específicos: o renascimento, o século

Relacionados