: ETNOGRAFIA E CULTURA ORGANIZACIONAL: UMA CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA À ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

540 palavras 3 páginas
Após leitura do texto: ETNOGRAFIA E CULTURA ORGANIZACIONAL: UMA CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA À ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS de André Ofenhejm Mascarenhas, responder com suas palavras (não pode copiar o trecho do texto):
1. Qual a diferença entre o enfoque dado à cultura organizacional pela Administração e abordagem antropológica da cultura?
2. Fale sobre os primeiros trabalhos acadêmicos influenciados pela antropologia.
3. Quais as contribuições recentes da Antropologia nas investigações acerca da cultura organizacional?
4. Qual a conclusão que o autor nos fornece nesse texto?
5. Qual a sua opinião sobre a contribuição da Antropologia para a Administração?

APS-FCS
1- Qual a diferença entre o enfoque dado à cultura organizacional pela Administração e abordagem antropológica da cultura?

A Administração é uma disciplina prática e está relacionada ao alcance de objetivos e resultados também práticos. Então, a cultura organizacional tem influência no desenvolvimento da organização, buscando assim, o maior sucesso do modelo de administração.
Já Antropologia não se preocupa com a intervenção ou o controle e seu objetivo principal é transformar a experiência de seus pesquisadores em sabedoria Sua abordagem, cujo pressuposto é o conceito de comunidade (e não de sociedade, como comum na administração), tem como característica uma grande riqueza de detalhes em relação à dinâmica cultural reconhecível a partir dos processos sociais inerentes ao grupo estudado.

2- Os primeiros trabalhos acadêmicos influenciados pela antropologia, elaborados nos anos 20, remontam- nos ao início do desenvolvimento da escola de relações humanas. Tinham o objetivo de testar princípios da escola de administração científica e que constataram a existência da organização social dos grupos de trabalho, foram parcialmente estruturados a partir de conceitos e técnicas da antropologia. Os pesquisadores, influenciados pela escola funcionalista da antropologia, pretendiam compreender os grupos de

Relacionados