Etnografia, observação participante e diagnóstico institucional

Páginas: 5 (1068 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
ETNOGRAFIA, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

O objetivo principal deste trabalho é conhecer os conceitos de etnografia, observação participante e diagnóstico institucional, estes aplicados com o intuito de auxiliar as nossas atividades durante o estágio básico, ressaltando a importância dos mesmos na atuação do psicólogo hospitalar.
Etnografia consiste em um dos ramos daciência e da cultura que é centrada na descrição das sociedades. Lévi-Strauss define a etnografia de uma maneira mais precisa e objetiva. Segundo ele:
A etnografia consiste na observação e análise de grupos humanos considerados em sua particularidade (frequentemente escolhidos, por razões teóricas e práticas, mas que não se prendem de modo algum à natureza da pesquisa, entre aqueles que maisdiferem do nosso) e visando à reconstituição, tão fiel quanto possível, da vida de cada um deles.
O objetivo do estudo da etnografia pauta-se nas culturas simples, conhecidas como primitivas, essas as chamadas sociedades de linhagem e segmentadas. Estes por sua vez são grupos humanos que se opõe as sociedades complexas ou civilizadas. As mesmas também podem se tornar foco de atenção para oetnógrafo, onde se tem como exemplo, o interesse no estudo de sociedades rurais. Sociedades simples ainda podem ser encontradas espalhadas pela terra, cada qual com sua cultura específica.
O etnógrafo por sua vez é o especialista dedicado ao conhecimento da cultura material e imaterial dos grupos, onde seu papel é observar e descrever, analisar e reconstituir culturas, um investigador de campo, dedicado àcoleta material referente a todos os aspectos culturais possíveis de serem observados e descritos.

Os diagnósticos são elaborados quando se busca modificar a realidade dos processos ou organizações. O objetivo de se diagnosticar é basicamente entender e compreender as condições em que se encontram os processos e a própria organização, ou para medir e avaliar o quanto foi modificada em relaçãoa realidade inicial, bem como a qualidade dessa modificação.
O modelo, oriundo da junção de três propostas distintas de visão organizacional, pretende ser
estruturado, e modular o que favorece sua automatização. A modularidade favorece a flexibilidade, já que outros modelos de visão organizacional poderão ser inseridos como proposta de ampliação do modelo atual ou em substituição a uma visãojá participante. A aplicação de jogos de empresa como ferramenta de diagnóstico tem sua aplicabilidade na formação de ambiente para avaliação
comportamental tanto no enfoque clima organizacional, como no enfoque tecnologia, estratégia, pessoal e estrutural. Um fator preponderante a ser observado com a aplicação dos jogos de empresa e que eles poderão representar uma alternativa para minimizar asquestões pertinentes a restrições
apresentadas nas ferramentas para diagnosticar como entrevistas e questionários. Sendo assim, dever-se-á orientar os esforços para a construção de um modelo que considere os aspectos apresentados no capitulo sobre jogos de empresas, sobre o ciclo de vida das organizações e outros pontos que se incluirão para que se possa construir uma proposta de modelo.
Comoaplicação prática, o modelo poderá oferecer subsídios para elaboração de planos de treinamento, estatísticas e projetos de fomento ao desenvolvimento da pequena e média empresa, bem como do empreendedorismo de forma ampla.
Outro fator importante na elaboração desse trabalho está calcado na validação que através dele se possa oferecer aos modelos estudados, tanto no que se refere aos jogos de empresacomo no que se refere ao ciclo de vida das organizações e fatores comportamentais.
O modelo proposto mostrou um conjunto de características que possibilitam a conquista da estruturação, modificação, automatização, e a possibilidade de utilização da contribuição de diversos autores na montagem do modelo.
Para conseguir a estruturação buscou-se modelos de representação das organizações que já...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etnografia e observação participante
  • Observação participante e não participante
  • observação participante
  • Observação Participante
  • Observação participante
  • Observação Participante
  • Observação Participante
  • Observação participante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!