etnofrafia

1073 palavras 5 páginas
COLÉGIO ESTADUAL DR. GASTÃO VIDIGAL - ENSINO FUNDAMENTAL MÉDIO E PROFISSIONAL

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
PROFESSORA: JOSSYARA A. F. DE SOUZA

A ETNOGRAFIA NO COTIDIANO: OBSERVANDO O GRUPO ESCOLAR

THAIS REGINA FORNAZA

MARINGÁ, 28 DE ABRIL DE 2014.
INTRODUÇÃO

A etnografia é um método da antropologia que observa um determinado grupo da sociedade a fim de interpretar os significados e práticas sociais da mesma.
A proposta para este trabalho foi a de observar os costumes e os hábitos de um grupo do cotidiano, para conhecermos a nós mesmos.
O grupo escolhido para ser observado/analisado foi à sala de aula do 3º ano “C” do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pertencente à cidade de Maringá, no Estado do Paraná. Estive em sala com os alunos, e pude notar quantos detalhes deixamos de observar no dia a dia e como os eles se comportam nesse determinado tempo.

A ETNOGRAFIA NO COTIDIANO: OBESERVANDO O GRUPO ESCOLAR

Existem muitos grupos escolares, mas o grupo que observei foi a sala de aula do terceiro ano “C”, do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal.
O Colégio está localizado na rua Líbero Badaró, 252 na Zona 7 da cidade de Maringá no Estado do Paraná.
A sala de aula tem 36 alunos, sendo, 17 meninas e 19 meninos. Temos 10 professores das seguintes matérias: sociologia, filosofia, matemática, física, biologia, química, educação física, geografia, língua portuguesa e história. Temos aula de segunda a sexta-feira das 7:25 as 11:50 da manhã, sendo, esse tempo dividido em 5 aulas de 50 minutos cada, e um intervalo de 15 minutos. Tanto alunos, como professores seguimos um horário de aulas, estipulado pelo colégio, que especifica a matéria e a sequência das 5 aulas dos 5 dias da semana.
O espaço é simples, tem apenas um quadro negro, dois ventiladores, quase não sobram carteiras quando a sala está completa, e há uma televisão alaranjada, que é usada para

Relacionados

  • Etnofrafia Musical
    2429 palavras | 10 páginas
  • A VIOLÊNCIA ESCOLAR NO CONTEXTO DA RELAÇÃO ENTRE BIOPOLÍTICA E EDUCAÇÃO
    89141 palavras | 357 páginas