etnocentriso

390 palavras 2 páginas
Etnocentrismo

O texto tem como tema central o etnocentrismo que próprio conceito toma como base a diferença. Como grupos diversos observam os demais, de que modo consideram os fatores característicos particulares de cada grupo ou mesmo de indivíduo singular. O egoísmo em afirmar que a ideologia que se tem em mente é sempre correta e pensamentos podem ser generalizados sem acarretar um choque ou afronta a pensamentos contrários, tem-se sim que levar em conta as ideias, culturas alheias, estar aberto a discutir sobre determinado assunto para trocar informações, criar um dialogo construtivo em busca do aperfeiçoamento de ambos os lados, até para não causar uma injustiça quando do equivoco em um julgamento.
Podemos observar a humanidade em contexto global ou mesmo em pequenos focos como os Estados e as grandes cidades, no Brasil há uma grande diversidade em vários aspectos social, culturais, econômicos entre os Estados, onde muitos julgam com relação aos outros, de certa forma a uma avaliação preconceituosa mesmo porque se um carioca o fizesse tendo em vista um gaúcho ou vise-versa, iria ocorrer uma taxação com relação a algum aspecto, pois julgamos os outros com base nos valores que possuímos.
As ideias etnocêntricas que possuímos são um conhecimento baseado em formulações ideológicas, que no fundo transforma a diferença simples num juízo de valor etnocêntrico, além de ao outro negar, de certa forma, autonomia necessária para falar de si mesmo. Essas informações sobre outras etnias vezes nos são transmitidas na educação e involuntariamente armazenadas, mas no decorrer do tempo podemos moldá-las. A sociedade mecanizada, desde nossa aquisição da personalidade, nos insere em um ciclo vicioso e quem sai é taxado louco, alienígena, por vezes acarretando ao extermínio como mencionado no texto.
Tem-se certa dificuldade de definir o sentido dos costumes ou objetos fora do respectivo contexto cultural, mas isso não deve interpor causa de um preconceito, devemos aprender

Relacionados