Etnocentrismo

Páginas: 33 (8091 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
18/03/2013

I- ANTROPOLOGIA e CULTURA- conceituações

1) Hoebel e Frost (1981:3) definem a antropologia como “ a ciência da humanidade e da cultura”. Possui uma dimensão biológica, enquanto antropologia física; uma dimensão sócio-cultural, enquanto antropologia social e/ou cultural e uma dimensão filosófica, enquanto antropologia filosófica, ou seja, quando seempenha em responderá indagação: “O que é o homem?”.
2) Helman (1986:21) define a Antropologia médica como aquela que trata de como as pessoas, nas diferentes culturas e grupos sociais, explicam as causas das doenças, os tipos de tratamento em que acreditam e a quem recorrem e ficam doentes. Também é o estudo de como essas crenças e práticas estão relacionados com as mudanças biológicas epsicológicas no organismo humano, tanto na saúde quantos na doença.
3) Tylor(1871) define Cultura como um complexo formado de conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes e toda e qualquer capacidade ou hábito adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.
4)A importância e a origem da Cultura. –não haveria cultura, se o homem não tivesse a possibilidade de desenvolver um sistema articulado decomunicação oral. Daí também, a sua importância quanto à análise de toda a experiência de indivíduo que é transmitida aos demais, criando assim um interminável processo de acumulação.
5) Antropologia social e antropologia cultural -diferenciação.
R: a) No Reino Unido, a abordagem da Antropologia social é dominante e enfatiza as dimensões sociais da vida humana, considerando o ser humano como umanimal social, organizado em grupos que se regulam e se perpetuam. É a experiência do homem e da mulher como membros de uma sociedade que determina sua visão de mundo.Assim, a cultura é vista como uma das formas que os homens organizam e legitimam a sociedade, fornecendo a base para sua organização social, política e econômica.
b) Nos Estados Unidos, A Antropologia Cultural dá maior ênfase aossistemas de símbolos, idéias e significados que constituem uma cultura, da qual a organização social seria apenas uma expressão. Na prática, as diferenças de ênfase da Antropologia Social e Cultura fornecem perspectivas valiosas e complementares para as várias maneiras com que os grupos humanos se organizam e sua visão de mundo que habitam.

6) A expressão “corpo social” e seu significado.
R:Corpo social é uma parte importante da imagem do corpo, pois fornece a cada pessoa uma base para perceber e interpretar suas próprias experiências físicas, psicológicas e até políticas. É também o meio através do qual a fisiologia do indivíduo é influenciada e controlada pelos princípios (ideológicos, religiosos, mágicos, burgueses) que rege a sociedade em que vive. A grande sociedade maior, ou ocorpo político exerce um controle poderoso sobre todos os aspectos do corpo individual.

II-METÁFORA, ESTIGMA, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO
METÁFORA , preconceito,estigma e discriminação. NA MENTE DAS PESSOAS: são mais do que uma condição clínica são uma metáfora para os diversos perigos da vida cotidiana:
a) Metáfora, segundo o Aurélio (1986), consiste na transferência de uma palavra para umâmbito semântico que não é o do objeto que ela designa, e que se fundamenta numa relação de semelhança subentendida entre o sentido próprio e o figurado.
b) Estigma pode ser entendido como uma cicatriz, marca, sinal que uma determinada doença física ou psíquica representa numa pessoa ou num grupo. Ex: os estigmas da varíola, da lepra, da AIDS, etc.
c) Preconceito são crenças a respeito de membrosde um grupo étnico identificados segundo suas qualidades indesejáveis (Alport,1954:1979), exemplo como “nego”, “ polaco” “baiano”, “ boiola”etc.
d)Discriminação é o tratamento diferencial dos outros por causa de sua etnia e, mais particularmente, é a negação aos membros de um grupo étnico á igualdade de acesso aos recursos de valor, como habitação, empregos, educação, renda, poder e prestígio....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etnocentrismo
  • O que é etnocentrismo
  • etnocentrismo
  • etnocentrismo
  • etnocentrismo
  • Etnocentrismo
  • Etnocentrismo
  • Etnocentrismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!