Etnocentrismo

Páginas: 7 (1663 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
O que é etnocentrismo?
R: Etnocentrismo é uma visão de mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como soberano, centro de tudo e todos aqueles que não se encaixam ou não pertencem àquele grupo do “eu” é interpretado, questionado e rebaixado através dos nossos valores sobre existência, nossos modelos e nossa cultura. Há dois planos básicos que podemos distinguir esta visão de mundo:Intelectual e o afetivo. No primeiro podemos observar a dificuldade de pensarmos a diferença, de entender o “outro” no plano de sua cultura e vivência e não na nossa; no segundo, como sentimentos de estranheza, repulsa, medo, hostilidade e até sentimento de mudar o “outro” por se intitular superior e civilizado.

Como o outro é representado pela visão etnocêntrica? Exemplifique.
R: O grupo do“outro” é sempre representado como bárbaros, selvagens um grupo de “doidos” que sobrevivem e se comunicam à sua maneira, que vista pelo grupo do “eu” é errada, atrasada, grotesca e esdruxula. Sem ao menos dar o direito àquele grupo estranho e “bárbaro” de se explicar ou entende-lo em seu mundo e cultura. Sempre os julgamos através dos nossos modos e costumes, o “outro” em casos extremos e nãomuito raros é visto como um ser distinto e atrasado em relação ao ser humano civilizado que se encaixa e se intitula o “eu”. Em suma o grupo do “eu” é superior, certo e dono da razão e do desenvolvimento, progresso e excelência, o “outro” é sempre o “aquém” ou o “além”, nunca o “igual” ao “eu”. No mais das vezes, o etnocentrismo implica uma apreensão do “outro” que se reveste de uma forma bastanteviolenta. Pode coloca-lo como “primitivo”, como “algo a ser destruído”, como “atraso ao desenvolvimento”.

Na história do Brasil, quais os papéis assumidos pelos “índios”?
R: Somente pela intitulação dada a esse povo já percebemos a visão etnocêntrica dos europeus, tendo em vista que eles almejavam chegar às Índias e ao invés deste chegaram nas Américas, nomearam os que aqui estavam de“índios”, sem prévia interpretação e relativização de julgamento. Enfim, na história do Brasil o “índio” assumiu três papéis, como sempre um papel que convinha a sociedade do “eu” em determinadas épocas. Vamos a eles: No capitulo do “descobrimento” discorre-se o primeiro papel: Aqui ele aparece como “selvagem”, “primitivo”, “pré-histórico”, “antropófago”, etc. Isto para mostrar o quanto os portuguesescolonizadores eram “superiores” e “civilizados”. No capitulo da catequese discorre-se o segundo papel: Aqui ele aparece como “criança”, “ingênuo”, “infantil”, “almas virgens”, etc., para dar a ideia de que os índios eram desprotegidos e precisavam da “proteção” que a religião iria lhes oferecer. No capitulo “Etnia brasileira” discorre-se o terceiro e último papel: Em um passe de mágica este vira o“valente”, “bravo guerreiro”, “altivo”, “altruísta” e cheio de amor pra dar. Porque, oras, como um povo como o brasileiro poderia se formar pela junção com povos selvagens e bárbaros. Eis a visão etnocêntrica mudando a intepretação e representação do “outro” mais uma vez.

O que é relativização?
R: É uma das ideias mais importantes que se contrapõe ao etnocentrismo. “Quando vemos que as verdades davida são menos uma questão de essência das coisas e mais uma questão de posição: estamos relativizando”. Quando, por exemplo, significamos e interpretamos um ato não em sua dimensão absoluta (esta para o grupo do “eu”), mas nos contexto de cultura e sociedade onde acontecem e são pregada, é uma relativização. Em suma, é uma ideia onde as diferenças de “evolução” e costumes são vistos como apenas“diferentes” e não melhores ou piores. Apenas diferentes em seus costumes, vê-la na sua dimensão de riqueza por ser diferente.

O que é evolução?
R: “Evolução, no seu sentido mais amplo, equivale a desenvolvimento”. É uma espécie de transformação progressiva na realização completa de algo latente. É onde as coisas que estavam ocultas e refutáveis começam a fazer parte do nosso plano...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etnocentrismo
  • O que é etnocentrismo
  • etnocentrismo
  • etnocentrismo
  • etnocentrismo
  • Etnocentrismo
  • Etnocentrismo
  • Etnocentrismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!