etnocentrismo

Páginas: 5 (1135 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Etnocentrismo
O etnocentrismo é uma forma de ver o mundo onde o grupo étnico do qual eu participo, é tido como uma base para a formação de outros, isto é, são inspirados em nossos costumes. Esse fato gera uma espécie de conflito de culturas entre o grupo do “eu” e o grupo do “outro”. Acredita-se que esse choque cultural deve-se às divergências sociais que estão no meio desses conjuntos,criando certo atrito de ideias e até mesmo uma intolerância ao pensamento do outro.
O grupo do “eu” se acha o correto. Sua visão é a única aceitável e acreditam que são superiores ao grupo do “outro”, que, nessa linha de raciocínio, é julgado como atrasado, estranho, incorreto e anormal. A diferença entre os grupos é visível e fere a identidade de cada um deles. O etnocentrismo, então, aparecea partir desse choque cultural entre os grupos da sociedade.
Esse conceito está presente no nosso próprio dia a dia. A mídia, por exemplo, cria um grande grupo de “outros” que se opõe ao seu modelo de humanidade. Colocam os “outros” como um grupo subalterno, destaca seus defeitos, mostra apenas lado ruim dos mesmos. Por sua vez, apresenta ao público as qualidades do “eu”, um grupo dominanteque para eles é um perfeito modelo de vida. Esse ato faz com que se divulgue uma má fama do bando oposto e uma autopromoção do “eu”.
Vemos um espelho do etnocentrismo ao nos deparar com grupos sociais diferentes dos que fazemos parte, por exemplo, o rico e o pobre, o homem e a mulher, o hétero e o homossexual, paulistanos e baianos e infinitos conjuntos diferentes.
Há conceitos quesão opostos ao do etnocentrismo. Como a ideia de relativização. Esta, busca compreender as diversas culturas, aceitando o outro povo como igual, sem a existência de inferioridade entre eles. Vendo suas diferenças apenas como uma cultura diferente, e não como melhor ou pior.
A antropologia social busca entender os contrastes entre os povos de forma que os homens têm soluções diferentes paraproblemas iguais. Ela tenta entender o porquê dessas diferenças, sem que uma delas seja a única que está correta.
Na busca de entender as divergências entre os povos, começam a surgir modelos de pensamentos. Um deles é o evolucionismo. De acordo com essa teoria, os grupos são distintos, pois, uns são mais evoluídos do que outros. Para os evolucionistas, as sociedades foram iniciadas há milharesde anos e foram, e ainda vão, avançando rumo ao progresso.
Os evolucionistas acreditavam que a civilização começa em um nível primitivo e gradativamente passa a ser mais civilizada, onde algumas acabam por parar no tempo. Acreditavam que existia uma linha a ser seguida, um único sentido, no qual os mais “atrasados” estavam em um nível anterior aos mais “desenvolvidos”. O povo maiscivilizado acreditava que já tinha passado pela fase em que o menos civilizado estava passando.
Sentimos neste caso, uma pitada de etnocentrismo nessa tese, pois, obviamente, o grupo do “eu” seria o mais desenvolvido e o “outro” mais atrasado. Em suma, pensavam que o “outro” passava por uma fase que um dia seria superada e assim eles chegariam ao nível do “eu”.
Diferentemente do evolucionismo,o difusionismo ou escola americana, passou a pesquisar as diferentes culturas. Percebeu que cada povo moldava sua cultura e costumes a partir de suas condições no espaço, do clima e etc. assim, torna-se única. Essa visão, enxerga que o ambiente influencia na composição da cultura do povo. Franz Boas iniciou um modelo de estudo do antropocentrismo que relativiza a noção de cultura, o qual estávoltado para o estudo do grupo oposto e notou que era necessário observar com precisão as culturas. Nesse estudo, a antropologia fugia do etnocentrismo. Passou a existir uma necessidade de entender o grupo do “outro”.
Boas aumentou as noções de conhecimento da cultura do “outro” de forma que estas passaram a ser notadas e pesquisadas. Isso torna o estudo dos costumes muito mais complexo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etnocentrismo
  • O que é etnocentrismo
  • etnocentrismo
  • etnocentrismo
  • etnocentrismo
  • Etnocentrismo
  • Etnocentrismo
  • Etnocentrismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!