Etnocentrismo e Relativismo

Páginas: 6 (1481 palavras) Publicado: 12 de fevereiro de 2014
Etnocentrismo e Relativismo Cultural


    O Etnocentrismo consiste em um preconceito que cada sociedade desenvolve a partir da comparação de sua própria cultura com as demais. Ele nos permite refletir se a maneira de ser de determinada cultura é certa em suas características ou errada tornando-se uma verdadeira aberração.
O fator principal das comparações são os costumes tradicionais, apersonalidade e a alma de um povo. Essa comparação leva a um julgamento profundo que acusa o idioma alheio, os costumes alimentares, as vestimentas, seus deuses e cultos como torpes e ridículos. Automaticamente esse julgamento e preconceito atribui superioridade que a nação dominante dedica sobre a dominada, quem domina considera o outro como sub-humano ou um ser humano de segunda classe. Essejulgamento e preconceito etnocentrista jamais é inocente e comum, mas sim de uma periculosidade ímpar, pois julga sem precedentes a forma como o outro se porta e o outro em si, negando-o impetuosamente e enxergando o próximo como uma ameaça e o atacando por isso, diminuindo-o como cidadão que é. É necessário atentar-se que o que gera o julgamento é a diferença. Ela é o motivo da dominação, o que retirado ser humano o seu domínio individual e autonomia e o transforma em objeto.
Ideologias Etnocentristas 
       O Etnocentrismo possui ideologias que buscam justificar seus ataques de preconceito e legitimar sua opressão, neles encontramos fatos históricos e pontuais que recorrem a motivos para realizar o julgamento etnocentrista. Abaixo seguem alguns exemplos: * Uso de massacres para difundirreligiões ou condenar outras, obrigando povos livres a seguirem determinado tipo de fé, não dando aos mesmos voz ou poder de escolha. * O atraso em relação a civilização ocidental, que se auto proclama suprema e superior. Essa ação  ocasiona aos demais povos conflitos manifestados em rebeliões, massacres, além de uma destruição cultural progressiva. * O racismo. A raça branca aparece no topo edesqualifica nessa posição as demais raças. Essa realidade era mais presente na Europa, gerando o “Eurocentrismo” que é encontrado até a atualidade. * O evolucionismo cultural, que como o próprio nome diz, está estritamente ligado ao caminho, a evolução que cada povo percorreu e as etapas culturais que justificam uma cultura perfeita.
Avatares do etnocentrismo e Relativismo Cultural
       Oetnocentrismo não é somente o local de onde saem ideologias e políticas, é também um campo repleto de características. Ele se camufla para apresentar-se mais tênue e permite-se  em alguns casos curtir o outro como uma atração política, um show de diferenças e o analisando por suas condutas. O interesse antropológico nesse tema nada tem a ver com o Etnocentrismo em sua forma mais bruta, mas sim  as ações erelações que permeiam essa ação julgadora, o que de fato interessa a antropologia é o Relativismo Cultural, que considera que culturas distintas são tão válidas e importantes quanto a nossa. O relativismo cultural pertence á esfera da Ciência. A Antropologia por sua vez adotou como método observar a fundo, recortando conceitos sobre etnografia ou etnologia , mas sim passou a compreender cadacultura como uma única.
O relativismo cultural tem três significados:
       1. As culturas são equivalentes: não há cultura que se sobressaia sobre a outra, cada uma tem seu valor e suas características. 2. As culturas são relativas: todas elas trazem em si seu padrão de medida. 3. Todo e qualquer elemento de uma cultura é relativo aos elementos que compõem determinada cultura. Tudo depende do meioonde esse elemento está inserido, de sua posição em meio a outros níveis e conteúdos da cultura de que se faz parte.
Consequências e repercussões do relativismo cultural
       As consequências são diretamente opostas ás do etnocentrismo, e suas repercussões são múltiplas. Cada traço cultural deve ser estudado no contexto da cultura que pertence. Para isso, tem que se aprofundar em uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etnocentrismo e relativismo
  • Etnocentrismo e relativismo
  • Relativismo etnocentrismo
  • Etnocentrismo e relativismo cultural
  • Etnocentrismo e Relativismo Cultural
  • Cultura, Etnocentrismo e Relativismo Cultural
  • etnocentrismo, xenofobia e relativismo cultural
  • Etnocentrismo e relativismo cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!