Etnocentrimo e Relativismo

Páginas: 2 (308 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2013
a) Etnocentrismo é a imposição de uma cultura sobre outra cultura, como se só aquela fosse legitima e o único modo correto de se viver, e tal fato é mostrado claramenteno filme Amistad, principalmente nas cenas em que os escravos são disputados diante do tribunal, apenas como meros objetos, como é dito no filme “animais”, ou seja, todosos que estão diante do tribunal lutando para ter a posse dos escravos, não se importam com a cultura destes, de onde eles vieram, apenas querem ganha-los para lucrar comeles. Em outras cenas como quando eles são jogados ao mar, quando são alimentados, quando apanham, fica ainda mais claro o etnocentrismo. Eles não consideram os africanoscomo pessoas, mais sim como “animais”, “pretos”, que servem apenas para dar lucro aos brancos!
b) Relativismo cultural é quando compreendemos o “outro” nos seus própriosvalores e não nos nossos, no filme, tal fato é mostrado nas cenas em que o advogado dos africanos os defende, e mostra tudo o que aconteceu a eles, sem se importar se elessão “negros”, ele realmente se importa coma vida deles, com a cultura e os costumes e em certos momentos é possível notar o quanto ele admira a cultura africana e o quantoa respeita! Outra cena que pode ser notado o relativismo cultural, é onde os cristões cantam para os africanos e entregam uma bíblia para um deles, alegando que elestambém são seres humanos.

a) Não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais, como se diz nodeterminismo biológico. Qualquer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura, se for colocada desde o inicio em situação de conveniente de aprendizado
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etnocentrimo e relativismo cultural
  • O que é etnocentrimo
  • etnocentrimo
  • Relativismo
  • relativismo
  • Relativismo
  • Relativismo
  • Relativismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!