Etnocentrimo (resumo)

Páginas: 5 (1047 palavras) Publicado: 18 de maio de 2013
O que é etnocentrismo?
1. Introdução
Etnocentrismo é uma visão do mundo onde um grupo é tomado como centro de tudo, e todos os outros são pensados e sentidos através dos seus valores, modelos, definições do que é a existência, misturam tanto elementos intelectuais e racionais quanto elementos emocionais e efetivos.
2 Etnocentrismo
No etnocentrismo, há uma relação entres dois planos, espíritohumano – sentimento e pensamento. A questão etnocêntrica esta relacionada à experiência de um choque cultural de um lado o “eu” ou o “nosso” e do outro lado o “outro”. Este choque gerador do etnocentrismo nasce na constatação das diferenças, a grosso modo, um mal-entendido sociológico. Esta prática prende-se com o fato de acharmos que a nossa própria etnia e as respectivas práticas culturais sãosuperiores aos comportamentos de outros grupos. Essa visão de desconhecimento do diferente, leva ao desrespeito, depreciação e intolerância, em casos extremos, atitudes preconceituosas e xenófobas, responsáveis por numerosos conflitos sociais.
O monólogo etnocêntrico do grupo “eu” faz da sua visão a única possível ou, a melhor, a natural, a superior, a certa. O grupo do “outro” fica, nessa lógica,como sendo engraçado, absurdo, anormal ou inteligível. Como o “outro” é alguém calado, a quem não é permitido dizer de si mesmo, é manipulando de acordo com desejos ideológicos do “eu”.
Um exemplo de etnocentrismo foi o choque cultural na descoberta do Brasil em 1500, onde de um lado um grupo de colonizadores que vestia-se da mesma forma , comiam da mesma forma , moravam no mesmo estilo, e dooutro , indígenas que possuíam hábitos completamente diferentes. O modo de ver dos colonizadores sobre os indígenas é de completo estranhamento, eles são tidos como selvagens primitivos, isso acontece porque os colonizadores usavam a sua sociedade como referencial para julgar os demais "outros".
ÍNDIOS, nus, com língua estranha, selvagens. É assim que aprendemos na escola e vem reforçado peloslivros didáticos; Isso só nos remete uma visão etnocêntrica de uma história européia, que ignorava qualquer outra história, sendo a sua, a de maior valor, colocando o “outro” em posição de “inferioridade”. Impondo julgamento sobre a significação de vida, seus valores, conhecimentos, sua cultura, seus costumes.
3 Conclusão
O etnocentrismo passa exatamente por um julgamento do valor da cultura, do“outro” nos termos da cultura do grupo do “eu”. Cada um traduz ou traduziu nos termos de usa própria cultura o significado dos objetos cujo sentido original foi forjado na cultura do “outro”.
Quando compreendemos o “outro” nos seus próprios valores e não nos nossos: estamos relativizando, ou seja, é ver as coisas do mundo como uma relação capaz de ter tido um nascimento, capaz de ter um fim ou umatransformação.
A diferença não se equaciona com a ameaça, mas com a alternativa sendo a busca pelo senso comum, ver a diferença como forma pela qual os seres humanos deram soluções diversas a limites existenciais comuns.
Quanto mais sabemos mais sabemos o quanto falta saber. A magia esta na consciência de quão pouco se sabe. Neste processo, a sociedade do “eu” começa até a questionar-se a siprópria.












TERESINA (PI)
2013
Resumo
O que é etnocentrismo?
1. Introdução
Etnocentrismo é uma visão do mundo onde um grupo é tomado como centro de tudo, e todos os outros são pensados e sentidos através dos seus valores, modelos, definições do que é a existência, misturam tanto elementos intelectuais e racionais quanto elementos emocionais e efetivos.
2 Etnocentrismo
Noetnocentrismo, há uma relação entres dois planos, espírito humano – sentimento e pensamento. A questão etnocêntrica esta relacionada à experiência de um choque cultural de um lado o “eu” ou o “nosso” e do outro lado o “outro”. Este choque gerador do etnocentrismo nasce na constatação das diferenças, a grosso modo, um mal-entendido sociológico. Esta prática prende-se com o fato de acharmos que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é etnocentrimo
  • etnocentrimo
  • Etnocentrimo e Relativismo
  • Etnocentrimo africano
  • etnocentrimo e relativismo cultural
  • RESUMO DO RESUMO
  • Resumo
  • Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!