Etiologia da neufibromatose

461 palavras 2 páginas
Quais os pilares da educação para o século XXI?
Os quatro pilares envolvem o aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

O que significa aprender a aprender?
Para estar atualizado não é preciso ter todas as informações, mas é preciso aprender a encontrá-las, compreendê-las, utilizá-las, modificá-las, expandi-las e compartilhá-las. E é exatamente isso que precisamos ensinar às novas gerações, pois não é nada fácil ensinar ao outro aquilo nem nós mesmos sabemos; por isso precisamos aprender a aprender antes de tentar ensinar isso aos nossos alunos ou qualquer outra pessoa. Se você mesmo não se sentir capaz de aprender, nunca vai desenvolver essa competência.
Aprender a ser, nada mais é que, desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e desenvolvimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo. O aprender a fazer, está relacionado com a questão profissional. Mais do que os conhecimentos técnicos, é preciso aprender os conhecimentos comportamentais, o saber trabalhar em equipe, usar a criatividade, ter iniciativa. As habilidades físicas estão sendo substituídas pelas habilidades cognitivas, já que cada vez mais as máquinas estão automatizadas e o homem está no comando delas. Não se pode mais preparar alguém simplesmente para uma atividade específica, porque a todo momento as coisas evoluem, então é necessário o preparo para a inovação, a solução de conflitos. Juntamente com a formação técnica é preciso o preparo para uma melhor relação entre as pessoas, saber trabalhar em equipe. Tanto nas economias formais quanto nas informais é necessário aprender como comportar-se em situações de incerteza.
A preocupação da educação não deve ser apenas com o conhecimento em si, mas em proporcionar aprendizagens de como adquirir esse

Relacionados